Colóquio debate os desafios para a produção do conhecimento em época de crise e imperativos de resistência

Colóquio debate os desafios para a produção do conhecimento em época de crise e imperativos de resistência
9 de outubro de 2019

O Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado em Monteiro, realiza, nos dias 11 e 12 de novembro, o 5º Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários, com o tema central “Os desafios para a produção do conhecimento em épocas de crise e imperativos de resistência”. O evento é uma iniciativa dos cursos de Letras/Português e Letras/Espanhol do Câmpus VI.

As atividades do Colóquio abrangem não só os cursos de Letras do CCHE, mas também os cursos de formação de professores ofertados pelo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Nesse sentido, constituem-se em uma importante proposta de intercâmbio e diálogo acadêmico-científico para a região do Cariri Paraibano, especialmente porque o CCHE atende a um público-alvo de cerca de 20 municípios que englobam, predominantemente, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

O Colóquio se configura em um espaço para discussão em teoria e crítica literária, literaturas em língua portuguesa e estrangeiras, assim como em estudos linguísticos e formação de professores, aspecto que colabora tanto para a atualização de docentes quanto para o fortalecimento da formação de discentes, bem como para o diálogo teórico e crítico entre a comunidade acadêmica do CCHE e estudiosos de outras instituições.

Três linhas norteiam a organização do evento. São elas: teoria literária e literaturas; línguas e linguística; e formação de professores. Integram a programação do Colóquio conferências, mesas redondas, simpósio, apresentação em banners e minicursos. Os interessados em participar devem efetivar inscrição no site do evento, onde também podem ser obtidas outras informações sobre a iniciativa. O evento conta com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq).