Colação de grau marca formatura de novos profissionais do Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde da UEPB

27 de julho de 2019

Após grande dedicação nos últimos anos, os concluintes dos cursos de Licenciatura em Física, Engenharia Civil e do Bacharelado em Odontologia do Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), período 2019.1, colaram grau acadêmico em cerimônia realizada nesta sexta-feira (26), na Vila Requinte, em Araruna. A solenidade confirmou o reconhecimento dos trabalhos acadêmicos produzidos pelos formandos e professores do Câmpus VIII. O pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão, presidiu o ato representando o reitor da Instituição, professor Rangel Junior.

Para proferir o juramento, a aluna Maria Valdeilma Félix dos Santos, do curso de Licenciatura em Física, representou todos os formandos. Já o Orador Oficial das turmas foi Francisco Alisson dos Santos, do curso de Odontologia, que, em sua fala, agradeceu aos professores do Centro, como também aos familiares e todas as pessoas que sempre contribuíram para que os alunos alcancem êxito ao longo da formação profissional.

“Foram anos de dedicação. Cada formando traz consigo um sentimento único, seja pela realização de um sonho ou pela busca da estabilidade financeira. Amizades que irão nos acompanhar ao longo de nossa jornada. Um turbilhão de emoções que nos rodeia nesse instante, que pode ser um misto de alívio e saudade, de medo e coragem de enfrentar os novos desafios. Chegou o momento de cada um seguir viagem sozinho. Que as experiências compartilhadas no percurso até aqui sejam a alavanca para alcançarmos a alegria de chegar ao destino projetado”, disse o Orador.

A Paraninfa Geral das turmas concluintes, professora Alidiane Fábia Cabral Cavalcanti, emocionou os formandos com palavras encorajadoras e de reconhecimento pela vitória que todos conquistaram ao chegar até este momento. Ela ainda aconselhou para que, por mais que a rotina diária profissional comprometa a administração do tempo, eles sempre busquem novos conhecimentos e aprimorem suas habilidades adquiridas de forma constante.

“Levem consigo, no retorno às suas cidades, todo conhecimento acumulado ao longo da formação na UEPB. E, sobrepujando a capacidade que terão, os formandos em Engenharia, prde ojetar, gerenciar e executar obras; os de Física, realizar complexos cálculos matemáticos ou verificar experimentalmente novos fenômenos; e os de Odontologia, modificar sorrisos e reestabelecer a saúde bucal das populações, sejam capazes de contribuir para a melhoria da qualidade de vida de outras pessoas”, destacou a Paraninfa.

Já o diretor do CCTS, professor Manuel Antônio Gordón Núñez, lembrou da importância que os pais dos formandos têm neste momento de celebração da formatura. Os fatores distância, saudade e demais dificuldades foram apontadas como superação de toda família, que compartilhou sonhos conjuntos que estão sendo traduzidos nesse momento de celebração. “Tudo isso justifica o estado de felicidade merecida que vocês, caríssimos pais, têm todo o direito de experimentar. Esse momento foi sonhado e forjado passo a passo por vocês, e a nós, professores e a UEPB, só nos resta agradecer por terem confiado a formação acadêmica dos seus filhos em nossas mãos”, disse.

O pró-reitor de Graduação da UEPB, professor Eli Brandão, também falou aos formandos lembrando do privilégio que tiveram por concluírem o curso em uma universidade pública, além de fortalecerem o compromisso em defesa da universidade pública, autônoma e laica. De acordo com ele, não há um só município na Paraíba que não tenha a ação direta da UEPB, como um estudante formado ou indivíduo que receba atenção da Universidade. Contudo, para que isso continue sendo realizado, é preciso a manutenção dos investimentos na educação pública, para que cada vez mais pessoas tenham acesso a esses serviços.

“Esse cenário de alerta que estamos vivenciando na Educação não é para desanimá-los, mas sim para desafiá-los a renovarem a aposta na educação, na luta, no Brasil. A aposta em vocês, no sonho e na vida. Nós acreditamos que, como vocês conseguiram vencer esse primeiro obstáculo até chegarem aqui, conseguirão ampliar essa luta e vão se capacitar, buscando aprofundar a semente do saber na vida de vocês”, disse professor Eli Brandão.

A cerimônia de conferência do grau acadêmico foi inciada pelo curso de Física. O coordenador do curso, professor João Hugo Baracuy da Cunha Campos, conferiu o grau a aluna Jácia Leana Moreira da Silva, que representou todos seus colegas de turma. Já André Luiz Lima de Souza, formando do curso de Engenharia Civil, recebeu o grau acadêmico do coordenador adjunto do curso, professor Alan Barbosa Cavalcanti. Posteriormente, o professor Fernando Antônio de Faras Aires Júnior, coordenador do curso de Odontologia, conferiu o grau a Lucas Almeida Barbosa.

Também participaram da solenidade de Colação de Grau do CCTS o professor Raimundo Leidimar Bezerra, diretor adjunto do Centro; o professor Altamir Souto Dias, pró-reitor adjunto de Graduação da UEPB; e Francisco Belarmino, secretário de Educação de Araruna, que na oportunidade representou o prefeito do município, Vital Costa.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Paizinha Lemos