Ciclo de Palestras “Da Universidade para a vida” inicia atividades com participação da atriz Zezita Matos

21 de março de 2019
Zezita Matos em atuação na novela “Velho Chico”, da Rede Globo

A Biblioteca Severino Perillo de Oliveira, localizada no Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus VIII, em Araruna, inicia no próximo dia 27 de março, às 15h, no Auditório do Centro, as atividades do Ciclo de Palestras “Da Universidade para a vida”.

Conforme os organizadores, a ideia é promover um encontro da comunidade acadêmica e da sociedade com projetos de sucesso, que possibilitem a observação sobre ações transformadoras e biografias exemplares que sirvam de referência ao público leitor de modo a contribuir com a formação humana de alunos e servidores da Instituição, bem como da população em geral.

O primeiro encontro contará com a participação da atriz e presidente da Academia de Cinema da Paraíba, Zezita Matos, que falará de sua vida artística ao longo dos seus 60 anos de trabalho na televisão e no teatro. A artista é bastante conhecida do público paraibano por ter participado de vários filmes e novelas na televisão brasileira. Na ocasião, o músico Valberto Aquino, da cidade de Araruna, fará uma apresentação cultural para abertura dos trabalhos.

A iniciativa do Clico de Palestras “Da Universidade para a vida” foi idealizada pelos bibliotecários Andrelino da Silva e Tiago José, com o apoio da Direção do Câmpus. As inscrições para a atividade estão sendo realizadas na Biblioteca do Câmpus VIII, com vagas limitadas de acordo com a capacidade do Auditório do CCTS. As palestras são gratuitas e contarão como atividades complementares.

Ao total, serão oito encontros ao longo do ano, sempre na quarta semana de cada mês. Outros importantes nomes de diversas áreas de atuação integram os palestrantes do Ciclo. O paraibano Kildemir Dantas, poeta, escritor e estudioso do cangaço participará do Ciclo com a palestra “Medicina do cangaço”. O escritor potiguar Breno Rodrigues falará sobre as dificuldades que vivenciou como aluno asperger da pré-escola à universidade.

Já a historiadora paraibana e empreendedora social, Luciana Balbino, vai ministrar palestra sobre associativismo. A potiguar, Lorayne Kelly, fundadora do projeto “Inter Liga”, que vem mudando a vida de muitas crianças do município de Riachuelo (RN) através do teatro, dança, música e literatura, também participará da iniciativa.

Charles Eduardo, professor de jiu-jitsu e fundador do projeto Árvore dos Bons Frutos, que ensina a arte marcial para crianças e adolescentes na cidade de Riachuelo (RN) e já vem formando uma legião de campeões, dará sua contribuição como palestrante do evento, bem como o poeta potiguar Cacá de Cirilo e sua filha Clara Bezerra, poetisa mirim, idealizadores do projeto beco cultural “Artes nas ruas”, que vem contribuindo com o desenvolvimento cultural da cidade de Carnaúba dos Dantas (RN).

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (84) 9 9942-0849 e (84) 9 8803-5526.