Câmpus III convida docentes e alunos de escolas públicas para abertura de projeto sobre cinema infantil

27 de abril de 2016

Ao compreender a produção fílmica como um eficiente instrumento didático-pedagógico para o desenvolvimento do trabalho acadêmico, o Departamento de Educação do Câmpus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Guarabira, apresenta no próximo sábado (30), a partir das 14h, no Auditório do Centro de Humanidades, o projeto de extensão “Projeto luz, imagem e magia: o cinema infantil no CH”. Professores de escolas públicas, estudantes e interessados estão convidados a participar do evento de abertura.

Segundo a professora Rita de Cássia da Rocha Cavalcante, coordenadora da iniciativa, o projeto tem a finalidade de criar um ambiente próprio para o cinema, especialmente voltado para o público infantil. “Objetivamos promover uma articulação entre estudantes do Curso de Pedagogia para que venham a desenvolver seus trabalhos com crianças que frequentem as escolas públicas e instituições educativas da cidade de Guarabira”, explicou a docente.

Ainda de acordo com Rita, trabalhar com filmes permitirá o estabelecimento do diálogo entre vários componentes curriculares, a partir das relações com diversas áreas: literatura, cultura local e nacional, saberes populares e memória. “Entendemos que a sétima arte, além de dar voz e visibilidade, incentiva e oferece uma função social que ultrapassa as salas de aula da universidade”, ressaltou a professora.

A ideia é montar um acervo composto por filmes originais de diferentes gêneros cinematográficos, de documentários a comédias. As atividades envolvendo análises fílmicas acontecerão sempre aos sábados, às 14h. Não é preciso se inscrever para participar dos encontros.

Texto: Simone Bezerril