Centro de Humanidades da Universidade Estadual sedia 1ª edição da Semana Marginal: 64 nunca mais?

20 de junho de 2018

Pautando-se por um panorama contextual que parte da Ditadura Militar até a contemporaneidade, tiveram início na última segunda-feira (18), no Câmpus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira, as atividades acadêmicas referentes à 1ª Semana Marginal: 64 nunca mais?. A iniciativa trata-se de uma iniciativa do Coletivo Pajeú: Resistência em Movimento, cujo objetivo está centrado no combate ao estigma da marginalidade sociocultural como sinônimo de delinquência.

Para atender a um público diversificado, composto por estudantes e professores dos diferentes cursos das Ciências Humanas, o encontro apresenta uma programação especial, composta por oficinas, intervenções artísticas, rodas de conversas e mesas redondas, dentre as quais estão: “Quem são as (os) Marginais?” “A figura social do marginal no Brasil”, “A Arte Marginal, quadrinhos alternativos e o underground”, “Praça da Guerra: a resistência estudantil da Ditadura Militar aos dias atuais”, “Censura e criminalização das Artes”, e “Construções de linguagens de Resistência”.

Durante os três dias de debates, o evento aborda, além dos tópicos acima citados, uma série de temáticas relacionadas à manipulação midiática e à imprensa livre, bem como levanta uma discussão enriquecedora sobre o grafite e os quadrinhos alternativos. A 1º Semana Marginal, que se estenderá até esta quarta-feira (20), é aberta à comunidade acadêmica do Centro de Humanidades (CH) e a todos que se interessarem pelo debate em foco. Confira, abaixo, a programação.

QUARTA-FEIRA (20/06)

OFICINA: 09h às 11h
Sensibilização em Danças Urbanas
Convidados: Ayleen Vant e Vant Vaz (Coletivo Tribo Éthnos)

MESA REDONDA: 13h às 15h
Construções de linguagens de Resistência
Convidado: Lau Siqueira

RODA DE CONVERSA: 15h30 às 17h
Representações e Representatividade na Música Popular Brasileira
Convidada (o)s: Maria do Carmo, William Sampaio*

A partir das 18h30
ADEUS ANO VELHO, FELIZ ANO NOVO/ DO PUNK AO FUNK
Convidada (o)s: Batalha do Quadrado, Banda Mumbaia,The T, Margaridas em Fúria, Matriarcaos

Texto: Simone Bezerrill
Fotos: Jarbelle Bezerra