Centro de Humanidades ganha revista acadêmica na área de Estudos Linguísticos e Literários

8 de março de 2021

O Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus III em Guarabira, vai ganhar este ano a revista acadêmica SIRUIZ – Estudos Linguísticos e Literários. O periódico científico nasceu por iniciativa do estudante do curso de Letras do CH, Cleiton da Silva Duarte Lira, e do professor Willian Sampaio Lima de Sousa, que é o atual coordenador de curso. A revista será virtual e terá o seu primeiro exemplar publicado em abril.

Em linha editorial, o periódico se concentra na publicação de trabalhos resultantes de estudos teóricos, pesquisas, reflexões sobre experiências oriundas de grupos de pesquisa, projetos de pesquisas, entrevistas, traduções e resenhas críticas de obras que abordem temas relevantes na área da literatura, linguística e suas interfaces interdisciplinares. A revista, conforme explicou o editor, surgiu para fortalecer a produção científica na comunidade acadêmica do CH, mas também com a função de incentivar alunos de graduação a ingressarem em pós-graduações e a contribuir, por meio de produções científicas, para a vasta área dos saberes.

Segundo Cleiton, a SIRUIZ nasceu com o propósito de democratizar o acesso a periódicos científicos, por meio do que entendeu que há uma demanda significativa por alunos de graduação que queiram enriquecer o seu currículo a fim de ingressarem numa pós-graduação. A ideia da revista é garantir um espaço para os alunos do CH publicarem artigos, e com isso, enriquecer os seus currículos.

Os responsáveis estão trabalhando para preencher o quadro de vagas disponíveis para autores no primeiro dossiê temático que está previsto para ser publicado no mês de abril. Cleiton ressaltou que o Câmpus III se encontrava ausente de uma revista própria que fornecesse, tanto ao corpo discente quanto ao corpo docente, a oportunidade publicarem seus artigos científicos. A SIRUIZ – Estudos Linguísticos e Literários terá periodicidade quadrimestral, ficando a data de estreia a ser divulgada posteriormente no site da revista.

Texto: Severino Lopes