Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas da UEPB promove oficinas de teatro em parceria com o Sesc

4 de setembro de 2019

O Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado no Câmpus VII, em Patos, está com inscrições abertas para a realização de oficinas de teatro. As atividades fazem parte do projeto “Paraíba encena” e, na UEPB, acontecem de 9 a 13 de setembro, graças a uma parceria entre o CCEA e o Serviço Social do Comércio (SESC). No total, estão sendo ofertadas 85 vagas, distribuídas entre as oficinas “Brincando de Ser Brincante”, “Do texto à cena”, “Jogos de Cena” e “Descobrindo o Teatro”. Todas as atividades serão desenvolvidas das 8h às 11h, no Auditório Celso Furtado, Câmpus VII.

A oficina “Brincando de Ser Brincante” será ministrada pelo Grupo Loz Iranzi, no dia 9. Nesta oficina, os participantes terão a oportunidade de experimentar e vivenciar a arte circense em duas modalidades: malabarismo e palhaçaria. A partir da espontaneidade, do improviso e da criatividade, numa relação de troca, o grupo buscará vivenciar valores como generosidade, sinceridade e afeto para, a partir daí, se chegar ao lúdico e ao riso. As inscrições para os interessados podem ser realizadas pela internet através do link https://www.doity.com.br/oficinabrincandodeserbrincante-patos.

Já a oficina “Do texto à cena” será ministrada no dia 11, das 8h às 11h, pelo Grupo Teatro Osfodidário. Nessa oficina o público será convidado a conhecer e vivenciar alguns exercícios de adaptação de textos narrativos e poéticos para o teatro. Durante a atividade, serão evidenciados os processos de adaptação e de montagem dentro e fora da sala de ensaio. As inscrições podem ser feitas pelo link https://www.doity.com.br/oficina-dotextoacena-patos.

As atividades prosseguem no dia 12, com a realização da oficina “Jogos de Cena”, ministrada pelo Grupo de Teatro Coletivo Alfeni. Através de exercícios de improvisação com base em cenas modelares da obra de Shakespeare, Brecht e Heiner Mûller, a oficina introduz os fundamentos do método dialético para o desenvolvimento de uma prática dramatúrgica de ator em cena, pautada pelo princípio da contradição. Os interessados podem fazer a inscrição através do link https://www.doity.com.br/oficina-jogosdecena-patos.

No dia 13, será a vez da oficina “Descobrindo o Teatro”, sob responsabilidade do Grupo Teatro Oficina. Essa atividade propõe aos participantes entrar em contato com o que é anterior a qualquer técnica de expressão oral ou corporal. Em um ambiente descontraído e repleto de generosidade, os participantes se divertirão e se redescobrirão como seres sensíveis e potentes. Por ter essa característica, a oficina é indicada a todas as pessoas que querem exercitar, por meio da arte teatral, a superação da timidez no contato com outras pessoas. As inscrições estão sendo feitas através do ink https://www.doity.com.br/oficina-descobrindooteatro-patos.

Ao término dos trabalhos, os participantes serão convidados a preparar e encenar uma peça teatral a partir das técnicas e conhecimentos transmitidos nas oficinas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3421-1475.

Texto: Severino Lopes