Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UEPB promove 79ª edição da Semana Brasileira de Enfermagem

2 de maio de 2018

O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Departamento de Enfermagem e do Centro Acadêmico de Enfermagem, promove durante os dias 14 e 15 de maio a 79ª edição da Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn). Serão dois dias voltados às atividades acadêmicas que terão como tema “A Centralidade da Enfermagem nas Dimensões do Cuidar”. O evento tem como objetivo ampliar as competências profissionais dos futuros enfermeiros no que diz respeito ao seu aspecto político e ideológico, na busca de uma enfermagem forte e consciente do seu papel na sociedade.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o primeiro dia da SBEn, na sede do Centro Acadêmico de Enfermagem “Ação e Compromisso”. A abertura do evento está marcada para as 14h, no Auditório do Curso de Psicologia, no Câmpus de Bodocongó, com a mesa redonda que trará como tema “O cuidado da Enfermagem na Saúde Coletiva”. O primeiro dia também contará com atividades lúdicas desenvolvidas pelo corpo discente da Instituição.

A Semana Nacional de Enfermagem visa oportunizar aos participantes discussões acerca da centralidade dos cuidados da Enfermagem, nova Política Nacional da Atenção Básica, além de outros temas pertinentes a profissão, bem como proporcionar a integração acadêmica entre docentes e discentes, além de profissionais envolvidos no serviço público assistencial perante os diferentes cenários de atuação da enfermagem. Visa ainda contribuir para o diálogo e a discussão acerca de políticas públicas que envolvem a atuação da enfermagem na sociedade contemporânea.

Podem participar do evento todos os estudantes da graduação da UEPB, bem como os de pós-graduação, professores e profissionais da área. Também faz parta da programação os seguintes minicursos: “O papel do Enfermeiro no Transplante Renal”, “Urgência e Emergência”, “Tratamento de feridas” e “Cuidados Paliativos”. Os interessados devem escolher, no ato da inscrição, de qual minicurso participará. Outras informações sobre a 79ª Semana Brasileira de Enfermagem podem ser obtidas na chefia do Departamento ou no Centro Acadêmico do curso. Confira a programação completa da edição 2018 clicando AQUI.

 

Texto: Givaldo Cavalcanti