Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da UEPB promove atividade para divulgação de produtos orgânicos

29 de maio de 2017

Dentro das atividades da Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos 2017, que acontece em várias cidades do Brasil até o dia 3 de junho, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Centro de Ciências Agrárias Ambientais (CCAA) localizado no Câmpus II, em Lagoa Seca, juntamente com a Comissão Paraibana de Orgânico, realizou na manhã desta segunda-feira (29) uma ação na Praça da Bandeira, em Campina Grande, voltada para a divulgação dos produtos sem agrotóxicos.

Coordenada pelas professoras Shirleyde Alves dos Santos e Élida Correa Barbosa, a ação consistiu na distribuição gratuita a população de mudas e hortaliças orgânicas como coentro e alface. No total, foram distribuídas 250 mudas das espécies jasmim, craibeira, ipê roxo, aroeiras e palmeira mexicana. As mudas foram produzidas e distribuídas pelo projeto “Adote uma Árvore”. As hortaliças foram adquiridas por meio do Ministério da Agricultura, que está organizando a campanha nacional e forneceu os recursos para a instituição comprar os produtos orgânicos junto a um produtor agroecológico da região.

Durante a ação foram distribuídos exemplares de um cordel produzido por estudantes do Curso de Agroecologia do CCAA, com dicas sobre alimentação saudável e ecologicamente correta, bem como divulgado o material nacional da campanha. As ações fizeram parte do conjunto de atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Extensão Rural e Pesquisa Agroecológica (NERA), instalado no Câmpus II, além dos projetos de extensão e projetos de iniciação científica.

Além dos professores e estudantes envolvidos nessas iniciativas, prestigiaram o evento o diretor do Câmpus II, professor Suenildo Jósemo Costa de Oliveira, e a coordenadora pedagógica da Pró-Reitoria de Extensão, Fabiana Xavier. Representantes da UEPB na Comissão Paraibana de Orgânicos, as professoras Shirleyde Alves dos Santos e Élida Correa Barbosa estão aproveitando a semana para mostra a importância dos produtos orgânicos e alertar para os riscos à saúde e ao meio ambiente, provocados pelos alimentos com agrotóxicos.

Segundo a professora Shirleyde, os produtos orgânicos não têm resíduos químicos, são de qualidade e saudáveis. Na próxima quarta-feira (31), a UEPB também vai apoiar a realização de um café da manhã que acontecerá na Feira Agroecológica, na antiga Estação Velha. A Semana de Alimentos Orgânicos tem caráter nacional, visa popularizar os alimentos orgânicos, tornando-os mais conhecidos para os consumidores, principal alvo da campanha. O objetivo é fomentar a agricultura orgânica e tornar esta atividade cada vez maior, por meio de ações que buscam esclarecer o que é, como se desenvolve e quais as vantagens de se produzir e de se consumir produtos com essas características.

Texto: Severino Lopes
Fotos: J. Cesar e Fabiana Xavier