Centro de Ciências Agrárias e Ambientais constrói novo espaço para ensino e pesquisas em suinocultura

28 de setembro de 2020

O Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) inaugurou recentemente seu próprio Setor de Suinocultura. A área proporcionará uma melhor condição de ensino-aprendizagem aos estudantes do Curso Técnico em Agropecuária e do Bacharelado em Agroecologia do Câmpus II da Instituição, em Lagoa Seca.

A fim de promover mais possibilidades para a área de suinocultura, o setor, também conhecido como curral ou pocilga para porcos, foi finalizado contando com uma área construída de 136 m², com nove baias (compartimento para os animais, equivalentes a estábulos). O local abrange um espaço para maternidade, além dos setores de cria, recria e engorda, como também de armazenamento de ração.

De acordo com o diretor do CCAA, professor José Félix de Brito Neto, esse setor é de fundamental importância para os alunos dos cursos técnicos e de graduação, servindo como laboratório de campo para aulas práticas, estágios de conclusão de curso e produção de animais para aulas de agroindústria. O diretor relata que a construção do setor de suinocultura teve início em março e foi paralisada pelo decreto da pandemia de Covid-19. Quando foi autorizado o retorno das atividades de construção, o Centro retomou a obra, mantendo o devido protocolo de equipamento e distanciamento.

A concretização do projeto se deu através de parceria com a Administração Central da UEPB e de recursos gerados pelo próprio Câmpus, geridos pelo conselho da Escola Agrícola Assis Chateaubriand (EAAC). O Centro, que já contava com espécies de caprinos e bovinos, ganhará novos animais. Os suínos que formarão o plantel, grupo de animais de raça selecionada, serão obtidos através de uma parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), dos câmpus de Bananeiras e Areia, trazendo animais de diferentes raças como Landrace, Duroc, Large White e Moura, que estão entre as mais propícias e utilizadas no meio, segundo o professor José Félix.

Texto: Juliana Rosas