Central de Integração Acadêmica sedia Jornada de Educação e Surdez em celebração ao Dia Nacional dos Surdos

21 de setembro de 2017

O Departamento de Educação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizará nesta sexta-feira (22), no Auditório II da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, a 2ª Jornada de Educação e Surdez, como parte das celebrações ao Dia Nacional dos Surdos, comemorado em 26 de setembro. O evento terá palestras e mesas redondas que abordarão temas relacionados à história, inclusão, cultura, política e outros assuntos que estão ligados às pessoas com dificuldades auditivas.

A solenidade de abertura será às 8h30 com uma palestra sobre “A história social dos surdos da ASCG”, proferida pelo professor Kledson de Albuquerque. Durante o período da manhã ainda será realizada mais duas atividades desse tipo, sendo a primeira denominada “Inclusão escola de alunos surdos: desafios e possibilidades”, com o professor Eduardo Onofre; e a segunda, “A história da intérprete de Libras”, com a professora Jeane Leal.

À noite serão realizadas duas mesas redondas. A primeira, marcada para ter início às 18h30, será “Aspectos históricos de surdos na sociedade, cultura surda e a política”, ministrada pelo professor Tiago Ferreira Belo. Logo em seguida, será ministrado o tema “Relato de experiência do surdo na escola inclusiva e na escola bilíngue”, com os professores Júlio César da Silva Ramos, Flávio Roberto Porto e Tiago Ferreira Belo.

Confira abaixo a programação completa:

Texto: Givaldo Cavalcanti