CCHE forma novos profissionais em Ciências Contábeis, Espanhol, Língua Portuguesa e Matemática

23 de julho de 2019

Novos profissionais nas áreas de Ciências Contábeis, Letras (Português e Espanhol) e Matemática do Câmpus de Monteiro concluíram sua jornada na graduação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) nesta segunda-feira (22), com a solenidade de Colação de Grau das turmas concluintes 2019.1 do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE), realizada no Centro Cultural de Monteiro. Na oportunidade, 55 formandos colaram grau e passaram a estar aptos ao mercado de trabalho em seu campo de formação.

A cerimônia foi presidida pelo pró-reitor de Graduação da UEPB, professor Eli Brandão, que representou o reitor da Instituição, professor Rangel Junior. A assembleia solene referendou as atividades acadêmicas desenvolvidas pelos estudantes e professores do CCHE. Para confirmarem o compromisso da profissão, os concluintes prestaram o juramento, que foi conduzido pelo aluno do curso de Ciências Contábeis, Daniel Alves de Sousa Sá.

Após o juramento, a oradora oficial das turmas, Josefa Domícia da Silva, do curso de Letras/Espanhol, proferiu seu discurso apontando a caminhada de superação que todos os concluintes tiveram que enfrentar para lograrem êxito na graduação. De acordo com ela, ao longo dos últimos anos a vivência na UEPB contribuiu para que eles se tornasse pessoas diferentes, mais responsáveis, cidadãos críticos e com capacidade de falar e escutar utilizando uma linguagem contributiva para o desenvolvimento pessoal, profissional e social.

“Como já disse Miguel de Cervantes, ‘aprendi, há muito tempo, que quando você encontra algo pelo qual você vale a pena lutar, você não desiste’. Providos desta luta, aceitamos o desafio de construirmos nosso futuro. Assim, agradecemos à UEPB, em especial ao Câmpus VI, por ter sido o espaço de nossa formação e de tantos encontros maravilhosos. O papel da Universidade não é somente oferecer conclusão do curso. Ela tem várias funções impactantes, como enriquecimento intelectual, formação de cidadãos críticos e seres pensantes”, disse a formanda Josefa Domícia.

Escolhido como Paraninfo Geral das turmas, o professor Marcelo Medeiros da Silva, ex-diretor do CCHE, foi bastante acolhido pelos alunos e proferiu um discurso que destacou desde a importância da manutenção dos investimentos na Educação, a valorização do trabalho desenvolvido na Universidade Estadual da Paraíba, bem como encorajou os concluintes a seguirem o caminho do trabalho ético, profissional e voltado ao desenvolvimento da sociedade. Ele reafirmou o mérito dos alunos por chegarem a este momento, além de saudar os pais e familiares pela parcela de contribuição neste momento de celebração dos formandos.

“Alguns de vocês são os primeiros de suas famílias a obterem um diploma de ensino superior. Espero que não apenas vocês, mas outros de suas famílias logrem o mesmo êxito. Faço questão de pontuar isso porque o cenário em que vocês passaram tem sido reconfigurado a partir dos constantes ataques às instituições públicas. Procuram descredibilizar a produção de conhecimento por parte das universidades, mas, como não conseguem, atacam professores, contingenciam investimentos em pesquisa, cortam bolsas de estudos e desrespeitam a autonomia das universidades. Vejam esta noite como se fosse a última aula, a qual marca este momento em que vocês deixam de ser nossos alunos e tornam-se nossos pares”, apontou o paraninfo.

O diretor do CCHE, professor Adeilson da Silva Tavares, parabenizou os concluintes pelo crescimento pessoal ao longo desses últimos anos como alunos do Câmpus VI, bem como incentivou todos a acreditarem e praticarem o melhor para a vida, mantendo seus sonhos e lutas. O pró-reitor de Graduação da UEPB, professor Eli Brandão, também falou aos formandos lembrando do privilégio que eles tiveram por concluírem o curso em uma universidade pública, além de fortalecerem o compromisso em defesa da universidade pública, autônoma e laica.

“Esse cenário de alerta que estamos vivenciando na Educação não é para desanimá-los, mas sim para desafiá-los a renovarem a aposta na educação, na luta, no Brasil. A aposta em vocês, no sonho e na vida. Nós acreditamos que como vocês conseguiram vencer esse primeiro obstáculo até chegarem aqui, conseguirão ampliar essa luta e vão se capacitar, buscando aprofundar a semente do saber na vida de vocês”, disse o professor Eli Brandão.

Após todos os discursos, foi iniciada a conferência do grau acadêmico aos formandos. A coordenadora do curso de Ciências Contábeis, professora Ilcleidene Pereira de Freitas, conferiu o grau a aluna Sintia Kely Evangelista de Farias, que representou seus colegas de turma. Já a formanda Wltenize Izolina Ferreira de Melo, do curso de Lestras/Português, recebeu o grau conferido pelos professores Wanderlan da Silva Alves e Melânia Farias, coordenador e coordenadora adjunta do curso, respectivamente; enquanto a formanda Herlen Campos Porto, representou os concluintes do curso de Letras/Espanhol. Finalizando a cerimônia, o coordenador do curso de Matemática, professor Luiz Lima Oliveira Junior, conferiu o grau acadêmico a formanda Izanete Nunes de Lima, representante da turma.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Paizinha Lemos