CCHA reforça parcerias com Federação de Agricultura e Sindicato dos Produtores Rurais de Catolé do Rocha

9 de setembro de 2020

O Câmpus IV da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Catolé do Rocha, reforçou parcerias e planos para cursos em 2021 na área agrícola voltados a estudantes da Instituição e profissionais do campo. O planejamento foi fruto de reunião com representantes da Federação de Agricultura do Estado da Paraíba (Faepa), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicato dos Produtores Rurais de Catolé do Rocha.

Na última sexta-feira (4), o diretor do Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA), professor Edivan Nunes, participou de reunião com Mário Borba, presidente do Sistema Faepa/Senar-PB, e com o engenheiro agrônomo Melquiades Pedro de Sousa Neto, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Catolé do Rocha, sindicato ligado à Faepa.

Visita do Presidente do Sistema Faepa/Senar e do Presidente do Sindicato dos Agricultores de Catolé do Rocha

A visita, a convite da direção do CCHA, teve como objetivo avaliar parcerias já existentes e ampliar as ações que foram realizadas anteriormente, planejando atividades para 2021, uma vez que vários cursos não puderam ser realizados este ano devido à pandemia.

“Essa parceria entre as três instituições visa aproximar o pequeno produtor rural das ações da Universidade, promover cursos e treinamentos que melhoram a capacidade do pequeno produtor na convivência com o semiárido e, sobretudo, possibilita ao nosso alunado uma maior aproximação com o exercício prático da profissão na qual estão sendo formados”, explanou professor Edivan.

Dos cursos participam não só alunos, mas produtores e profissionais da região. Os treinamentos incluem também a Escola Agrotécnica do Cajueiro, pertencente ao Câmpus IV. Alguns cursos ofertados recentemente pelo Centro e parcerias foram “Agricultura orgânica”, “Cultivo da palma adensada”, “Construção de barragem subterrânea”, “Operação e manutenção de tratores agrícolas” e “Aplicação e manuseio de produtos fitossanitários e agrotóxicos”.

Texto: Juliana Rosas