Câmpus VIII da UEPB sedia aula inaugural da preparação para as Olimpíadas Brasileiras de Física

18 de março de 2016

fisic2

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em Araruna sediou na última quarta-feira (16) a aula inaugural do curso de preparação para as Olimpíadas Brasileiras de Física nas escolas públicas, coordenado pelo professor Mário César Soares Xavier, em uma ação extensionista de  projeto da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Instituição.

O projeto tem como relevância social possibilitar a interação entre a academia e a comunidade,  favorecendo a troca de conhecimentos e saberes enquanto sujeitos e não meros espectadores. A iniciativa visa proporcionar ao estudante entender e interpretar os fenômenos físicos existentes, fundamentais da natureza, desde os mais elementares até os mais complexos, além de fornecer subsídios necessários para uma aprendizagem significativa, seja no ensino fundamental ou médio.

Conforme o professor Mário César, a Física busca compreender a natureza que nos cerca e não é só uma questão de curiosidade, mas sim uma questão de sobrevivência. “É através do desenvolvimento de projetos como esse que a Universidade desempenha um papel fundamental na sociedade, sendo a principal fonte responsável para formar grandes formadores de opiniões”, destacou.

Para a edição 2016 das Olimpíadas Brasileiras de Física – Polo Araruna e Região, já estão matriculados 130 alunos. A meta é inscrever 150 participantes.