Câmpus VII da Universidade Estadual da Paraíba realiza 1ª Gincana Didático-Pedagógica

27 de setembro de 2017

Com uma apresentação dinâmica e alunos motivados, foi realizada nesta segunda-feira (25), no Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA), em Patos, a 1ª Gincana Didático-Pedagógica da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A atividade aconteceu no Auditório do Câmpus VII e reuniu cerca de 60 alunos dos cursos de Matemática e Física, inseridos nas disciplinas de Estágio Supervisionado I e III.

Divididos em duas equipes, intituladas “Teoria-prática” e “Pesquisa-Ação”, os alunos participaram de uma sequência de atividades teóricas e práticas que contribuíram para a assimilação do conteúdo ministrado nas disciplinas, através da utilização de recursos didáticos pedagógicos motivadores, uma integralização do processo pedagógico na ascensão de uma aprendizagem significativa e alcance dos objetivos propostos para a atividade.

A motivação dos educandos e a diversidade de recursos didático-pedagógicos utilizados pelos educadores, proporcionou uma aula enriquecedora para o desenvolvimento da interação entre conhecimentos distintos e a aprendizagem de forma lúdica. Através da interdisciplinaridade, a compreensão dos assuntos abordados se tornaram mais fáceis e o resultado foi animador.

A gincana foi conduzida pelas professoras Kilmara Rodrigues dos Santos e Marília Felix da Silva que utilizaram novas estratégias de ensino nas quais os alunos puderam aprender brincando. Um momento de troca de experiências e desconstrução de velhos padrões, que mostrou aos educandos a importância de trabalhar em grupo e aplicar, em sala de aula, o processo didático por meio de novas metodologias de ensino, facilitando o processo de desenvolvimento da aprendizagem.

As equipes foram julgadas por José Carlos Costa, psicólogo e coordenador de Educação de Jovens e Adultos em Patos, e Ednalva Lima, coordenadora geral da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação do município. Com uma pequena diferença na pontuação, a equipe “Pesquisa-Ação” venceu a disputa. As duas equipes receberam troféus pela participação.

 

Texto e fotos: Tatiany Escarião