Câmpus V da Universidade Estadual promove atividades remotas alusivas aos 15 anos de fundação

20 de agosto de 2021

Oficinas, minicursos, mesas de diálogo, mostra científica e palestras integram a programação do evento “15 anos do Câmpus V: trajetórias afirmativas e protagonismo científico”, alusivo ao aniversário do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em João Pessoa. As atividades serão realizadas de 23 a 27 de agosto, por meio do Google Meet e YouTube.

O primeiro dia de evento contará com as oficinas “Noções básicas de libras para o atendimento à comunidade surda”, que será realizada das 14h às 15h, tendo como ministrante a especialista em tradução e interpretação pela Universidade Nossa Senhora de Lurdes e intérprete de libras do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão-NAI/UEPB, Geane Leal. Na sequência, das 16 às 17h, será realizada a oficina “A importância da implementação da audiodescrição nos documentos oficiais disponibilizados pelas instituições de ensino superior”, que será ministrado pela mestra em Ciência da Informação pela UFPB, bibliotecária e colaboradora do SIB acessível, Giulianne Monteiro e pela mestranda em gestão pública pela UFRN, especialista em educação especial inclusiva e revisora de textos braille na Universidade Federal do Cariri, Alseni Maria da Silva. Ambas as atividades serão mediadas pela assessora de comunicação da UEPB Juliana Marques.

Os interessados em participar da oficina de Libras básica ou sobre audiodescrição de documentos devem efetuar inscrições previamente via formulário eletrônico, pois serão disponibilizadas apenas 30 vagas para cada oficina. As atividades serão realizadas via Google Meet, e o link de acesso às salas será encaminhado aos inscritos por e-mail.

No dia 24 de agosto, às 16h, via Google Meet, será realizado o minicurso Qui Jin, sobre a vida da martir chinesa, a ser ministrado pela professora do curso de Relações Internacionais da UEPB Mônica Santana. Os interessados em participar do minicurso devem preencher o formulário eletrônico previamente. Estão sendo disponibilizadas 25 vagas. Para os participantes da atividade a professora Mônica Santana sugere a leitura prévia do texto “Qiu Jin, Chinese feminist & revolutionary martyr”, de autoria de Keri Engels, 2013, que se encontra disponível, gratuitamente, na Internet.

A programação conta, ainda, com a mesa de diálogo com a reitora da UEPB, professora Célia Regina Diniz; com os atuais diretores do CCBSA, Cleber Salimon e Lucila Vilhena, e com ex-diretores do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas, que será realizada no dia 25 de agosto às 16h, com transmissão pelo canal do CCBSA no YouTube.
No dia 26 de agosto, às 16h, no canal do CCBSA no YouTube será realizada a palestra “Umbuzeiro-Rio-Paris-Haia: Os eixos do protagonismo na trajetória de Epitácio Pessoa”, ministrada pelo professor da Faculdade de Direito da UFPB, árbitro da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), da Court of Arbitration for Art (CAfA) e do Tribunal Permanente de Revisão do MERCOSUL (TPRMercosul), Marcílio Franca.

Mostra científica

Durante o evento também será realizada a “9ª Mostra Científica de ensino, pesquisa e extensão do CCBSA”, que em 2021 teve que ser adaptada à realidade da pandemia e deve ocorrer de forma remota, com o envio de vídeos dos projetos desenvolvidos no CCBSA que serão expostos no canal do Câmpus V no YouTube. Os destaques da mostra participam da mesa de encerramento do evento, dia 27 de agosto às 16h.

As inscrições na Mostra Científica foram prorrogadas até o dia 24 de agosto, via formulário eletrônico, no qual deve ser enviado o título do projeto, categoria na qual está inserido (pesquisa, extensão ou monitoria), equipe envolvida, um resumo de até 5 linhas explicando o objetivo, metodologia, resultados do projeto (esse conteúdo ficará na descrição do post do vídeo no canal do Campus V CCBSA no Youtube) e link para o vídeo, que deve ter a duração de até 5 minutos, em uma plataforma online para acesso público (exemplo: YouTube, Google drive).

A Mostra Científica é organizada pela direção do CCBSA, coordenações de cursos e projeto de extensão “Nas trilhas da difusão científica: a visibilidade dos projetos do câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba”, vinculado ao Programa “Da ação cidadã às redes sociais científicas: os laços e possibilidades da Ciência Aberta na UEPB”.
Acesse o edital com as informações sobre a mostra aqui e a retificação do edital aqui.

Texto: Juliana Marques