Câmpus III promove debate sobre educação, escola e formação docente no 3º Simpósio de Pedagogia

6 de dezembro de 2016

Com o objetivo de debater sobre a formação do professor e as problemáticas que envolvem a educação na contemporaneidade, teve início nesta segunda-feira (5), no Câmpus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira, o 3º Simpósio de Pedagogia. Trata-se de uma iniciativa do Departamento de Educação, em parceria com a Coordenação de Pedagogia do Centro de Humanidades (CH).

A partir do eixo temático proposto pelo evento, a palestra de abertura foi proferida pela professora Francisca Pereira Salvino, do Departamento de Educação do Câmpus I da UEPB. A docente, que abordou o tópico “Democracia, escola e movimentos sociais no espaço/tempo do global/local”, enfatizou que cada sociedade constrói seus modelos de educação e que não tem como existir escola democrática sem participação igualitária e desenvolvimento crítico.

“Pensar em democracia hoje é compreender que não há possibilidades da existência de uma democracia plena, que seja implantada para sempre. É antes de tudo um fenômeno permanente de construção histórica e social que vai se organizando ao decorrer do tempo, dependendo tanto das ações governamentais quanto das forças e lutas sociais”, disse Francisca.

O diretor do CH, professor Waldeci Ferreira Chagas; a chefe do Departamento de Educação, professora Verônica Pessoa; e a coordenadora do Curso de Pedagogia, professora Rita Rocha, ressaltaram a importância do seminário no contexto atual da política brasileira, além de destacarem o fato de que realizar um evento que tenha como finalidade discutir sobre escola e formação docente já se trata de um movimento de resistência contra as adversidades que estão sendo impostas à educação.

Nesta terceira edição, o evento apresenta uma programação especial, composta por palestras, minicursos, mesas redondas, oficinas, lançamentos de livros e apresentações culturais, bem como mostras de projetos de ensino, pesquisa e extensão. As atividades prosseguem até sexta-feira (9), com as realizações do 3º Seminário Construindo Metodologias de Ensino como Foco na Lei 10.639/03 e da 3ª Mostra de Metodologias de Ensino com foco na mesma Lei. Na ocasião, será homenageada a professora e ativista negra Luíza Barros.

Para obter mais informações, acesse o endereço eletrônico http://iiisimped.webnode.com/.

Texto e fotos: Simone Bezerrill