Câmpus de Lagoa Seca realiza seminário sobre Pesquisa Participativa e Experiências da Residência Agrária

2 de maio de 2016

O Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado no Câmpus de Lagoa Seca, realiza nos próximos dias 5 e 6 de maio, o seminário “Pesquisa Participativa: Experiências da Residência Agrária e Especialização em Agroecologia”, em uma iniciativa da Especialização em Agroecologia da UEPB.

As atividades do evento contarão com palestras, mesas redondas e apresentação de pesquisa, e será realizada no Auditório do CCAA e no Centro de Formação Elizabeth e João Pedro Teixeira, em Lagoa Seca. A abertura, no dia 5 de maio, acontece no Auditório do Câmpus II, com a mesa redonda “Que Universidade Queremos”. A tarde, a partir das 14h, acontece a apresentação das Pesquisas Participativas realizadas no Câmpus de Lagoa Seca.

No dia 6 haverá o debate “Universidade e Sociedade”, seguido de apresentação em poster dos trabalhos desenvolvidos no Câmpus de Campina Grande. As 14h, no Centro de Formação, será feita a avaliação dos trabalhos apresentados. As atividades serão encerradas a noite, com uma apresentação cultural.

Segundo o coordenador do curso e organizador do evento, Rodrigo Moreira, “o seminário representa uma oportunidade ímpar para reafirmar a necessidade de aproximação entre a pesquisa acadêmica e as práticas de construção do conhecimento agroecológico dos movimentos sociais. É a Universidade reconhecendo o papel das organizações populares na construção do conhecimento”.

Já o reitor da UEPB, professor Rangel Junior, valorizou o trabalho que é feito no Câmpus II, a partir dos projetos voltados à pesquisa em Agroecologia, dando ênfase no avanço das discussões acerca dos recursos naturais e do desenvolvimento regional. “A questão da água, áreas degradadas, a questão da Agroecologia que a gente vem trabalhando nos últimos 5 ou 6 anos, tudo isso é uma área fundamental e que a gente busca através de parcerias fortalecer também no sentido de comprometer a Universidade com a solução de problemas que as pessoas têm nos seus lugares de trabalho e de vida”, afirmou o reitor.

O Câmpus de Lagoa Seca vem apresentando alternativas que ajudam o homem do campo a superar as intempéries climáticas e conviver com a seca no semiárido paraibano. A experiência, que é uma das ações no Núcleo de Extensão Agroecológico (NERA), é realizada através do método de pesquisa participativa, onde os experimentos são desenvolvidos com a participação dos agricultores em todas as fases do projeto. A pesquisa que será apresentada no Seminário, tem o envolvimento de alunos da Especialização e da graduação em Agroecologia da UEPB.

O seminário é destinado a todos os estudantes do CCAA e as inscrições para os interessados podem ser feitas através do e-mail rhayssavieira@hotmail.com. Mais informações pelo telefone (83) 98867-9609.

Confira outras informações e a programação completa no site projetonera.org.

Texto: Severino Lopes