Câmpus de Guarabira homenageia os 500 anos da obra Cancioneiro Geral com debate interdisciplinar

29 de julho de 2016

DSC_0986

Em comemoração ao quinto centenário da obra “Cancioneiro Geral”, originalmente publicada em 1516, o Câmpus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado em Guarabira, através do Departamento de Letras, realizou nessa quinta-feira (28) a mesa redonda “Cancioneiro Geral: texto e intertextos”. Trata-se de uma compilação com mais de 800 produções poéticas, organizada pelo escrivão da corte portuguesa e cronista Garcia Resende.

Em uma perspectiva interdisciplinar, o debate contou com as contribuições do historiador Luciano José Vianna, docente da Universidade de Pernambuco (UPE), e das professoras Rosângela Neres e Suely Costa, ambas vinculadas à área de Literatura do Curso de Letras do Centro de Humanidades (CH). Por meio de uma abordagem metodológica, o professor Luciano analisou os aspectos historiográficos presentes no prólogo da obra. Para ele, “embora se trate de uma compilação, o livro é renovador no sentido de representar o passado medieval português”.

DSC_0987

Do ponto de vista literário, as docentes Rosângela e Suely realizaram um exame da obra de Garcia Resende apresentando estudos comparativos, com o objetivo de demonstrar a influência do autor no trabalho de escritores brasileiros. Ambas fizeram, respectivamente, referência ao Cancioneiro Geral a partir da exposição e análise dos poemas “Morte e vida Severina”, de João Cabral de Melo, e “Cantigas de amigo”, de Myriam Coeli. “Observadas as particularidades da época, consideramos relevantes os ecos do Cancioneiro em nossa literatura, como forma exponencial de recriação estética”, ressaltou a professora Rosângela.

Coordenado pela docente Aldinida Medeiros, o evento teve o apoio do Centro Acadêmico de Letras, do Grupo Interdisciplinar de Estudos Literários Lusófonos, do Grupo de Estudos em Medievalística, do Grupo Interdisciplinar de Estudos Medievais e da Academia Lusófona Luís de Camões.

Texto e fotos: Simone Bezerrill