Aulão de ginástica é realizado na UEPB em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física

1 de setembro de 2016

Qualidade de vida e bem estar. Como forma de comemorar o Dia do Educador Físico, nesta quinta-feira (1º), professores e estudantes do Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizaram um aulão de ginástica no hall da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande.

Os futuros profissionais de Educação Física fizeram os frequentadores do local dançarem por quase uma hora ao som de música eletrônica, mostrando que os exercícios devidamente orientados podem fazer a diferença na vida das pessoas. Alguns idosos matriculados na Universidade Aberta a Maturidade (UAMA) também participaram da atividade.

Professora do curso e uma das idealizadoras do “aulão”, Regimênia Maria Braga de Carvalho contou que, além de divulgar a data, a aula ao ar livre teve como intuito estimular a população acadêmica para um estilo de vida ativo e saudável. Ela lembrou que o sedentarismo é um dos maus hábitos que mais causam problemas à saúde do brasileiro, visto que a pessoa que não realiza atividade física cotidianamente corre o risco de se tornar hipertensa, contrair diabetes e ter o colesterol alto.

“Quem pratica atividade física, com certeza vai ter um envelhecimento saudável”, observou a professora, acrescentando que a atividade física melhora o humor, o reflexo e a qualidade do sono, além de gerar outros benefícios.

Chefe adjunta do Departamento de Educação Física, a professora Dóris Nóbrega disse que o aulão de ginástica e dança serviu para mostrar a importância de práticas esportivas no cotidiano das pessoas, como perspectiva de garantir qualidade de vida. “É importante estimularmos a prática da atividade física no cotidiano das pessoas. O profissional regulamentado trata a questão saúde, não apenas do ponto de vista fisiológico, mas a saúde coletiva, social e emocional”, frisou.

Por semestre, o Departamento de Educação da UEPB forma em média 40 profissionais na modalidade Licenciatura, além dos profissionais formados em nove turmas via Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação à Distância (PROEAD), através do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR). Recentemente, o Conselho Universitário (Consuni) aprovou a criação do Curso de Graduação em Educação Física na modalidade Bacharelado.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Glêbson Rodrigues (Estagiário)