Atividades do curso “Português sem regras” são iniciadas em formato on-line para alunos da rede pública

14 de julho de 2020

Fortalecer o domínio do Português por parte dos estudantes da rede pública que estão concluindo o Ensino Médio ou ingressando na Universidade. Este é o objetivo do curso “Português sem regras”, que iniciou, nesta terça-feira (14), sua terceira edição, desta vez em formato on-line, devido à pandemia da Covid-19.

A atividade é coordenada pela professora Tatiana Fernandes Sant’ana e as aulas são ministradas por alunos do Curso de Letras/Português – Câmpus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), voluntários do projeto de extensão “Português instrumental para alunos universitários e pré-universitários”.

O curso visa minimizar as dúvidas dos alunos quanto à leitura e produção de variados gêneros textuais, quer sejam do âmbito midiático, quer sejam do universitário. A proposta é atender a estudantes que estejam na Educação Básica, que já concluíram o Ensino Médio ou que se encontram nos anos iniciais na Universidade, perpassando por todos os eixos temáticos contemplados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e oferecendo ensino de Língua Portuguesa longe de regras gramaticais descontextualizadas, mas sim de forma que elas sejam discutidas a partir das dificuldades dos cursistas, durante a leitura e a produção de textos.

Segundo a professora Tatiana, essa iniciativa também é uma oportunidade para os alunos da graduação terem uma experiência diferenciada com o ensino remoto. Trinta alunos da rede pública já estão inscritos no curso, que segue com inscrições abertas por meio de formulário eletrônico, clicando AQUI.

Ao todo, serão realizados 10 encontros virtuais para execução do curso. As aulas são sempre às terças-feiras, às 14h. Os inscritos recebem, semanalmente, um link para acesso na plataforma digital Google Meet, para acompanhamento das aulas on-line.

Na versão presencial, realizada nos anos anteriores, o curso, que conta com apoio do Centro de Educação (CEDUC), foi realizado em uma escola da cidade de Alagoa Nova, no Brejo paraibano, levando à Universidade para mais próximo da sociedade.

Texto: Severino Lopes