Assinada ordem de serviço para construção da nova pista de atletismo da Universidade Estadual da Paraíba

Assinada ordem de serviço para construção da nova pista de atletismo da Universidade Estadual da Paraíba
2 de setembro de 2019

Com 400 metros de comprimento, a pista de atletismo do Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) vai ser reconstruída dentro dos padrões exigidos pela Associação Internacional de Atletismo e pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT). Responsável por formar diversos atletas de Campina Grande, a pista foi inaugurada em 1979 como marco no atletismo campinense.

Quarenta anos depois, professores e ex-atletas, muitos deles da turma pioneira do DEF, se reencontraram para um momento histórico. Os campões e medalhistas em importantes competições nacionais deram a última volta na pista. Desta vez, não era treino. A corrida simbólica não valia medalha, mas marcava a despedida de um equipamento que, ao longo de quatro décadas, impulsionou a história do atletismo paraibano.

A corrida, marcada por recordações e muita nostalgia, fez parte da solenidade de assinatura da ordem de serviço para construção da nova pista de atletismo da UEPB. O ato reuniu professores da UEPB, pró-reitores, diretores de Centros, chefe de Departamentos, coordenadores de cursos e esportistas. Entre os presentes, estavam o reitor Rangel Junior; a diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), professora Alessandra Teixeira; o diretor adjunto do CCBS e professor do DEF, José Pereira; a chefe do Departamento de Educação Física, professora Dóris Nóbrega; o coordenador de Esportes e Lazer da Instituição, professor Eugênio Eloi Moura; entre outros.

A ordem de serviço foi assinada pelo reitor Rangel Junior e pelo engenheiro Marcos Bianco, diretor técnico da empresa Resinsa, responsável pela execução do projeto. O reitor Rangel Junior ressaltou que a atual pista de atletismo do DEF nunca teve as condições técnicas adequadas e um padrão reconhecido para competições esportivas. Mesmo assim, muitos atletas destacaram o nome da Paraíba e de Campina Grande a partir dos treinamentos realizados no equipamento da UEPB.

“Isso revela que nós temos um potencial enorme para formar atletas. A nova pista, além de permitir a formação de atletas dentro de um padrão de qualidade e de proteção à saúde, permitirá que o Departamento de Educação Física possa desenvolver pesquisas que ajudarão na produção científica da Universidade, a partir do desempenho de atletas”, disse. Rangel enfatizou que a instalação da pista dará grande contribuição à prática desportiva, à ciência e toda atividade acadêmica, propiciando ainda melhores condições de ensino, pesquisa e extensão aos alunos de graduação da UEPB.

Remanescente da turma pioneira, o secretário de Esportes e Lazer de Campina Grande, Teles Albuquerque, ressaltou que o momento era emblemático para o esporte campinense. Há 40 anos Teles participava da inauguração da pista antiga. “Essa pista representa a história do atletismo de Campina Grande e região. Daqui saíram campeões como Maria do Carmo, Edvalva Laureano e tantos outros corredores. Aqui nós realizamos a competição de pentatlo nacional e, nesse local, eram realizadas as Olimpíadas Rainha da Borborema, as Olimpíadas do Exército, os jogos escolares e outras competições”, lembrou o secretário.

Diversos atletas que integraram a turma pioneira compareceram ao ato e recordaram os momentos inesquecíveis, a exemplo de Wandemberg Barbosa, José Luiz Ferreira, José Ronaldo Pinto, Agnaldo Ferreira Araújo, Antônio Igo, entre outros. Ex-atleta de ponta, tendo conquistado medalhas em importantes competições nacionais, o professor José Luiz Ferreira se emocionou ao dar a última volta na pista que o projetou no mundo dos esportes. Como aluno da turma pioneira do DEF, ele viu todas as transformações pelas quais a pista passou. Ele frisou que a UEPB dá um novo salto de padrão ao reconstruir a pista como equipamento que vai revigorar a prática do esporte em Campina Grande. “Essa pista tem em si a história de grandes corredores”, frisou.

A chefe do Departamento de Educação Física, professora Dóris Nóbrega, disse que o momento era especial e marcante. Ela salientou disse que traduzia a pista para além de um equipamento, com um olhar de rendimento, de performance de atleta, mas reconhecendo o seu significado maior. “Trata-se de um equipamento social e educacional, que tem a corroborar com o direito da cidade, com o direito ao esporte e com o direito ao lazer. Com certeza, essa pista trará um significado enorme na formação, na expansão do esporte, favorecendo não só os nossos cursos de Licenciatura e Bacharelado, mas ajudando a UEPB na missão de formar profissionais e produzir conhecimento.

O diretor técnico da Resinsa, empresa que ganhou a licitação para a execução da obra, Marcos Bianco revelou que os serviços devem ser iniciados dentro de 10 dias e o prazo para conclusão da obra é de seis meses. Ele garantiu que a pista de 400 metros, com oito raias, será construída com moderna tecnologia que atende as exigências dos organismos internacionais. “Será uma pista completa para o desenvolvimento do atletismo em todos os jogos necessários, certificada pela Associação Internacional de Atletismo”, afirmou.

A obra orçada em R$ 4,6 milhões é fruto de um convênio firmado entre a Universidade e o antigo Ministério dos Esportes, atual Ministério da Cidadania. A contrapartida da UEPB é de 10% do total dos recursos. A pista será construída no Câmpus de Bodocongó e, quando estiver funcionando, vai colocar Campina Grande entre as principais cidades da região Nordeste capaz de oferecer totais condições para a realização de competições das diversas modalidades esportivas do atletismo em níveis regional, nacional e internacional. Os atletas também poderão usar o equipamento para treinos.

Dentro dos mais elevados padrões de qualidade, a pista obedecerá às dimensões e características recomendadas pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) e terá um piso sintético com oito raias, em uma área total estimada de 6.300m², tendo uma pista de 100 metros, duas pistas de salto com vara, uma pista dupla para salto triplo e extensão, duas bases para arremesso de peso e martelo, duas pistas para lançamento de dardo e duas pistas para salto em altura.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Tatiana Brandão