Apresentação de pesquisas científicas dá início à 9ª Mostra Científica do Departamento de Educação Física

11 de novembro de 2019

A 9ª Mostra Científica do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) teve início na manhã desta segunda-feira (11) com as apresentações dos trabalhos científicos dos alunos concluintes. A coordenação do evento organizou para o primeiro dia de atividades as apresentações dos projetos dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) a serem qualificados, bem como as defesas dos TCCs que já apresentaram resultados a partir das pesquisas que foram realizadas pelos estudantes e as experiências dos Estágios Supervisionados já concluídos.

De acordo com a professora Elaine Costa, coordenadora do evento, a participação dos alunos confirmou as expectativas e este momento de exposição das pesquisas acadêmicas é muito importante, pois se aproxima do tema da Mostra Científica que, esse ano, é “Educação Física e ensino superior: a formação humana em questão”. “A partir desses estudos, nossos alunos podem se aprofundar tanto nas questões científicas, como também na sua formação humana. Isso vai refletir bastante no currículo deles”, disse Elaine.

Esta 9ª edição da Mostra Científica do Departamento de Educação Física da UEPB tem continuidade nesta terça-feira (12), com a palestra “Educação Física e Ensino Superior: a formação humana em questão”, a ser ministrada pelo professor Bruno Roldão. Esta atividade marca a abertura oficial do evento. As apresentações dos trabalhos científicos que foram inscritos na mostra terão início às 10h30. À tarde, a partir das 13h30 serão realizados os minicursos, enquanto às 15h45 serão retomadas as apresentações de trabalhos.

Na quarta-feira (13), a partir das 7h30, as oficinas terão continuidade. Já às 10h será realizada a mesa temática “A formação humana nos cursos de graduação em Educação Física: reflexões sobre currículo”. Participarão as professoras da UEPB, Maria Goretti da Cunha Lisboa e Anny Sionara Dantas, além dos professores Luiz Arthur Cavalcanti, da Unifacisa, e Rodrigos Cezar de Almeira, da Uninassau. À tarde terão mais atividades, em destaque a videoconferência “O trato sobre formação humana na Diretriz Curricular 06/2018: apontamentos e reflexões fundamentais para os cursos de graduação em Educação Física”, com a professora Zenolia Figueiredo, da Universidade Federal do Espírito Santos (UFES).

Na quinta-feira (14), data do encerramento da Mostra, será realizada a mesa temática “Do esporte da escola ao alto rendimento: diálogos com a formação humana”, além dos relatos de experiência dos Estágio Supervisionado dos alunos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física.

Texto e fotos: Givaldo Cavalcanti