Alunos de Geografia do Câmpus III exploram Sertão paraibano e Cariri cearense em aula de campo

16 de maio de 2016

Aula_de_Campo

Considerando a importância do conhecimento teórico-prático para o aprendizado e para a formação profissional, o Curso de Geografia do Câmpus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado em Guarabira, promoveu mais uma aula de campo interdisciplinar. Foram aproximadamente 665 quilômetros percorridos entre o Sertão paraibano e o Cariri cearense.

Durante quatro dias de atividades, de 12 a 15 de maio, os alunos puderam interagir com as diferentes modalidades geográficas presentes em um mesmo espaço. Os estudos se iniciaram em Patos e seguiram pelos municípios de Barbalha, Juazeiro do Norte, Crato, Nova Olinda e Santana do Cariri. Dentre os vários lugares visitados está, por exemplo, o Geopark Araripe, considerado o primeiro das Américas. Nele encontram-se, de acordo com estudiosos, nove sítios paleontológicos, geológicos, geomorfológicos, antropológicos e sociológicos.

A atividade foi promovida pelas disciplinas Geografia Cultural, Geografia do Nordeste e do Semi-árido e Geografia da Indústria e Comércio, ministradas, respectivamente, pelas professoras Maria Aletheia Stedile Belizário e Sonale Vasconcelos de Souza. As docentes destacaram os seguintes pontos como objetivos específicos da referida aula de campo: entender como a cultura é determinante para a formação das paisagens; verificar as práticas culturais, religiosas e ambientais; analisar as diferentes formas sociais; e estudar a atividade comercial e industrial das áreas visitadas.

Para Aletheia, no curso de Geografia existe a necessidade do entendimento prático do que é visto em sala de aula. “No campo é possível perceber as diversas interações do homem com o meio, bem como as estruturas do relevo presentes nas variadas áreas estudadas. Portanto, as aulas de campo possibilitam conjugar diferentes temas relevantes para a compreensão crítica e reflexiva da realidade. Desse modo, permitirão aos alunos relacionar vários conceitos, valores, procedimentos e atitudes às suas práticas cotidianas”, relatou a docente.

Texto: Simone Bezerrill
Foto: Divulgação