Aluno da UEPB promove atividade sobre educação ambiental no Instituto dos Cegos de Campina Grande

4 de agosto de 2016

ambiental01

A iniciativa de levar o conhecimento adquirido em sala de aula para a comunidade é um dos fundamentos essenciais do ensino superior. E foi justamente pensando nisso que o aluno do 4º período do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Josivaldo Sátiro, promoveu recentemente uma atividade extraclasse junto a 15 usuários do Instituto dos Cegos de Campina Grande, para compartilhar seus conhecimentos e aprofundar as discussões sobre o meio ambiente.

Durante o encontro, os participantes puderam dialogar sobre coleta seletiva, recursos hídricos e prevenção ambiental. Esses temas foram escolhidos, segundo Josivaldo, uma vez que estão diretamente ligados com a realidade de todos. “Nós dialogamos sobre coleta seletiva e eles indagaram que enfrentam dificuldades por não encontrarem lixeiras impressas em braile. Já no que diz respeito aos recursos hídricos, todos nós estamos passando por dificuldades e isso reflete diretamente no meio ambiente”, argumentou.

Além da socialização dos temas, foi realizado o plantio de mudas de saboneteiras na sede do Instituto, árvores que foram cedidas pelo horto florestal da UEPB. Também foram distribuídas entre os usuários do Instituto dos Cegos outras mudas para que cada um pudesse plantá-las em sua residência. “Foi muito boa essa atividade junto com eles. Pudemos identificar as suas dificuldades e, a partir disso, pensar em soluções em conjunto. Assim, vamos ampliando nossa formação com valores sociais, conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas para a consciência ambiental”, disse Josivaldo Sátiro.

Texto: Givaldo Cavalcanti