“Agroecologia em Prosa” realiza debate sobre formação profissional em Saúde na perspectiva agroecológica

28 de setembro de 2020

A ação extensionista “Agroecologia em Prosa”, atividade do programa de extensão “Agroecologia, saúde e cidadania: ações do Núcleo de Extensão Rural Agroecológica (NERA) pelo bem viver” e do “Centro Vocacional Tecnológico de Agroecologia e Produção Orgânica: Agrobiodiversidade do Semiárido”, do Câmpus II da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), realiza, quarta-feira (30), novo debate virtual voltado à temática agroecológica.

Os projetos aos quais a ação está vinculada são coordenados, respectivamente, pelas professoras Shirleyde Santos e Élida Correa. Na sala https://meet.google.com/nxu-ppci-suw, o tema abordado será “Formação profissional em Saúde numa perspectiva agroecológica: Caminhos possíveos”, com a participação de Wanessa Gomes, enfermeira sanitarista, professora adjunta do Curso de Medicina da Universidade de Pernambuco (UPE) – Câmpus de Garanhuns, coordenadora da Residência Multiprofissonal em Saúde Coletiva com ênfase em Agroecologia e integrante do GT Saúde da ABA Agroecologia.

A mediação será feita pela professora Shirleyde Santos, do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da UEPB, em Lagoa Seca. O Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde Coletiva com ênfase em Agroecologia (PREMISCA) será desenvolvido pela Universidade de Pernambuco (UPE) – Campus Garanhuns, em parceria com o Departamento de Saúde Coletiva/NESC, do Instituto Aggeu Magalhães/IAM/FIOCRUZ, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco – UFAPE/UFRPE.

Tem o objetivo de formar sanitaristas para atuação nos diversos espaços de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), com o olhar da construção agroecológica e com a perspectiva da promoção da saúde, nos territórios da V Regional de Saúde de Pernambuco. Serão ofertadas oito vagas para profissionais de saúde das seguintes áreas: Enfermagem, Psicologia, Educação Física, Farmácia, Nutrição, Saúde Coletiva, Fisioterapia, Biologia, Medicina Ceterinária e Serviço Social.

O “Agroecologia em Prosa” é desenvolvido, normalmente, no Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA), em Lagoa Seca, mas devido à pandemia de Covid-19, que impõe o distanciamento social como medida de prevenção contra infecção pelo novo coronavírus, passou a ser realizado on-line, por meio da plataforma Google Meet.

A cada semana, convidados participam da ação para discutir diversos e importantes temas que envolvem a Agroecologia. A iniciativa tem como proposta promover o diálogo de saberes em Agroecologia e Saúde, entre educandos de Agroecologia, dos cursos técnicos em Agropecuária e Agroindústria, agricultores experimentadores, pesquisadores e comunidade em geral. Outras informações sobre o “Agroecologia em Prosa” podem ser obtidas pelos perfis @nera.uepb, @ecomaiscoletivo e @cvt.agrobiodiversidade no Instagram.

Texto: Tatiana Brandão