Agência de Inovação Tecnológica da UEPB solicita patente de ventilador pulmonar desenvolvido pelo Nutes

29 de maio de 2020

A Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Inovatec) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), prezando pela união de forças no enfrentamento da pandemia de Covid-19, solicitou, junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), pedido de patente do ventilador mecânico, denominado RespNutes, que foi desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da Instituição. O pedido de patente foi depositado sob o número BR 10 2020 010841 7.

O equipamento é fundamental para manter a vida do paciente durante o tempo em que ele não consegue fazer sozinho o movimento respiratório. O modelo de equipamento envolve uma interface do usuário que possibilita a manipulação de diferentes variáveis utilizadas no tratamento, por parte do profissional na UTI.

A Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Inovatec) vem trabalhando junto aos pesquisadores da Instituição no sentido de desenvolver a cultura da proteção das tecnologias desenvolvidas na UEPB,
essa proteção contribui para a valorização do produto final. Os pesquisadores interessados em informações sobre registro de tecnologias podem manter contato com o setor pelo e-mail inovatecuepb@uepb.edu.br.