8º Colóquio Corpo, Cultura e Sociedade promove discussões sobre a Educação Física e o Sistema Único de Saúde

28 de agosto de 2019

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realiza, durante os dias 29 e 30 de agosto, o 8º Colóquio Corpo, Cultura e Sociedade. As atividades acontecem no Auditório do Departamento de Psicologia, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), em Bodocongó, e terá como tema “A Educação Física e o SUS”. O evento é promovido pelo Laboratório de Estudos sobre Corpo, Estética e Sociedade (LAISTHESIS), em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e reunirá estudantes, professores e pesquisadores da área, que refletirão sobre as práticas do profissional de Educação Física no SUS e sua importância no âmbito da saúde coletiva.

A mesa de abertura será realizada às 9h30, com o tema “A Educação Física na Saúde Coletiva e Programas do Governo Federal (PET Saúde)”. Participarão da atividade as professoras da UEPB, Dóris Nóbrega de Andrade Laurentino, Kathleen Vasconcelos e Rilva Suely Cardoso Lucas. À tarde, no Departamento de Educação Física, serão realizadas comunicações orais e oficinas pedagógicas.

Na sexta-feira (30), as atividades serão retomadas às 8h30, com a mesa redonda “A Educação Física e o SUS”. Dessa vez participarão os professores da UFPB, Filipe Ferreira da Costa e Sanderson da Silva, além de Francisco Martins da Silva, do Conselho Regional de Educação Física (CREF10). Em seguida haverá o lançamento dos livros “Torcedores e torcida: um estudo sociológico do futebol” e “Empoderamento afrobrasileiro no futebol”, ambos do professor Lucas Vieira, da Universidade Regional do Cariri (URCA-CE). As comunicações orais e oficinas acontecem à tarde, no Departamento de Educação Física.

Texto: Givaldo Cavalcanti