3º Simpósio de Pedagogia promovido pelo Centro de Humanidades discutirá a formação do educador

8 de novembro de 2016

Refletir e discutir a formação do educador na contemporaneidade a partir do eixo escola, democracia e movimentos sociais no Brasil. Este é o objetivo do 3º Simpósio de Pedagogia, promovido pelo Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado no Câmpus III, em Guarabira. O evento acontece entre os dias 5 e 9 de dezembro, no Auditório do CH.

Em sua terceira edição, o simpósio  irá homenagear a ex-ministra, professora e ativista negra Luíza Barros. A programação envolve palestras, mesas redondas, mostras de projetos de ensino, pesquisa e extensão,  oficinas, minicursos e lançamentos de livros. O Simpósio será aberto às 8h do dia 5, com uma palestra que servirá de luz para os debates em torno da perspectiva atual da educação brasileira. Às 15h acontece a Mostra de Ensino, Pesquisa, Extensão, Monitorias e Materiais Pedagógicos, desenvolvidos pelo curso de Pedagogia. A noite será reservada para a realização de minicursos oficinas.

O destaque no dia 6 será a divulgação dos trabalhos de movimentos sociais que lutam pela democracia. O evento prossegue dia 7 pela manhã, com a mesa redonda “Formação do Educador, Democracia e Movimentos Sociais”; e à noite com a mesa redonda “A PEC 241 e a Reforma do Ensino no Brasil”. As mesas redondas acontecem no Auditório do CH. No dia 8 o tema será livre. Já no dia 9 serão desenvolvidas atividades do 3º Seminário Construindo Metodologias de Ensino como Foco na Lei 10.639/03 e da 3ª Mostra de Metodologias de Ensino com foco na mesma Lei, além da homenagem a professora e ativista negra Luíza Barros.

 Texto: Severino Lopes