Mostra de Estágio Supervisionado apresenta resultados de atividades desenvolvidas por alunos do DEF

27 de julho de 2017

Como culminância dos trabalhos realizados nas escolas públicas de Campina Grande pelos estudantes do 5º, 6º, 7º e 8º períodos, o Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou durante toda a manhã desta quinta-feira (27), a 3ª Mostra Estágio Supervisionado do DEF, que reuniu cerca de 120 alunos e diversos professores que atuam como supervisores no Estágio I, Educação Infantil; Estágio II, Ensino Fundamental; Estágio III, Ensino Médio; e Estágio IV, no campo não formal, realizados semestralmente em 14 escolas públicas da cidade, das redes municipal e estadual.

Eles aproveitaram a Mostra para apresentar os resultados de experiências práticas e vivências no ambiente de sala de aula. Além dos estudantes e supervisores, participaram da Mostra a diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), professora Alessandra Teixeira; o coordenador de Esportes e Lazer da Instituição e supervisor de estágios do DEF, professor Eugênio Elói; além do chefe de Departamento, José Pereira do Nascimento; e a chefe adjunta, professora Dóris Nóbrega.

A Mostra foi aberta com a palestra “A Importância do Estágio Supervisionado na Formação do Profissional de Educação Física”, ministrada pelo professor Manoel Freire de Oliveira. Em sua exposição, Manoel Freire, que também é o idealizador e coordenador da Universidade Aberta à Maturidade (UAMA), destacou a importância do Estágio Supervisionado e o papel que o futuro professor exerce em sala de aula, atuando como agente transformador dos alunos.

Ele ressaltou que o professor transmite conhecimentos, ajuda a formar cidadania e, principalmente, muda a realidade. Com a experiência de quem está há anos em sala de aula, Manoel Freire disse ainda que o estagiário convive com estudantes de diversas realidades sociais, sendo que muitos chegam em sala de aula com problemas oriundos de casa. Nesse sentido, cabe ao professor, segundo ele, ter a sensibilidade para perceber esse viés e ajudar a transformar a situação.

A sensibilidade, conforme frisou o professor Manoel Freire, é fundamental para o professor conquistar o aluno. Para isso, ele precisa valorizar as pequenas coisas e gestos em sala de aula. Para o professor Manoel Freire, a palavra para garantir o sucesso em um estágio é: planejamento. “O futuro profissional precisa estar preparado, sabendo que seus gestos e ações, inevitavelmente, influenciam na vida dos alunos”, salientou.

Diretora do CCBS, a professora Alessandra Teixeira elogiou a iniciativa dos estudantes do Curso de Educação Física e disse que a Mostra é fundamental para dar visibilidade às atividades desenvolvidas nas escolas públicas. Coordenador de Estágio Supervisionado do DEF, o professor Ivanildo Alcântara de Sousa disse que a Mostra foi a culminância das atividades realizadas no semestre 2016.2 e serviu para os alunos relatarem como foi a vivência em sala de aula, bem como os frutos que colheram. “É um momento de aprendizagem, de troca de experiência e das vivências dos estudantes nos campos de estágio”, comentou professor Ivanildo.

Chefe do Departamento, o professor José Pereira disse que a Mostra de Estágio Supervisionado traduz a qualidade das atividades realizadas pelos futuros profissionais da área. Ele revelou que os relatos dos projetos serão transformados em artigos e publicados em revistas de Educação Físcia e Saúde. Os resumos das atividades foram apresentados em forma de banners. No total, 11 banners contendo fotos e informações ficaram expostos durante toda a manhã.

Texto: Severino Lopes
Fotos: J.Cesar