1º Webinário ReabilitaDOR tem início dia 4 de setembro com atividade sobre sensibilização central

1º Webinário ReabilitaDOR tem início dia 4 de setembro com atividade sobre sensibilização central
2 de setembro de 2020

Tem início na próxima sexta-feira (4), o 1º Webinário ReabilitaDOR – Reabilitando com qualidade de vida, uma atividade do projeto de extensão “Atenção ao Portador de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial”, desenvolvidos pelos departamentos de Odontologia e Fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A atividade terá transmissão pelo Canal Rede UEPB no Youtube, a partir das 15h.

Os interessados em participar ainda podem efetuar inscrição on-line e gratuitamente, no endereço eletrônico https://www.sympla.com.br/i-webinario-reabilitador—reabilitando-com-qualidade-de-vida__963244. O primeiro tema do evento será “Sensibilização Central”. O webinário terá ainda mais duas atividades transmitidas. No dia 16 de outubro, será abordado o tema “Farmacologia no tratamento da dor” e, no dia 27 de novembro, as discussões serão sobre “Educação em Neurociência voltada ao tratamento da dor”.

O webinário tem por finalidade criar um espaço virtual para discussão de temas atuais dentro das disfunções temporomandibulares e dor orofacial, sob a perspectiva de diferentes pesquisadores que atuam nesta área. O evento conta também com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e da Coordenadoria de Comunicação (Codecom) da UEPB, além da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Criativos e Inovadores e da Fundação do Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB).

Os palestrantes convidados para o ReabilitadOR são profissionais qualificados e especialistas de suas respectivas áreas. Daniela Godoi Gonçalves, que abrirá o evento, é mestre em Neurologia pela Universidade de São Paulo (USP), doutora em Reabilitação Oral pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e responsável pelo Grupo de Assistência, Pesquisa e Estudo em Dor Orofacial (GAPEDOC), da UNESP.

A convidada da atividade de outubro, Letícia Bueno Campi, é mestre e doutora em Reabilitação Oral pela UNESP, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dor Orofacial (SBDOF) e do GAPEDOC. Já Guilherme Braido é mestre e doutorando em Reabilitação Oral pela UNESP, membro efetivo da SBDOF e do GAPEDOC.

O programa de extensão

Vinte professores já passaram pela equipe do projeto “Atenção ao Portador de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial”, integrando as áreas de Odontologia, Fisioterapia, Neurologia e Psicologia. Mais de 10 alunos de pós-graduação já contribuíram com a iniciativa, com inovação nos procedimentos.

Foram mais de 300 os estudantes de graduação extensionistas. No atendimento, atuam cinco técnicos, tendo toda a equipe atendido mais de 1.500 pacientes ao longo de 16 anos de atuação. Já foram produzidos mais de 40 trabalhos de conclusão de curso, teses e dissertações vinculados à esta extensão.

O canal de dúvidas sobre o webinário é o Telegram, acessível AQUI. Outras informações encontram-se no Instagram do projeto (@extensaodoruepb) e no site do evento, clicando AQUI.

Texto: Juliana Rosas