1º Encontro sobre Manejo Clínico Odontológico do Paciente com Insuficiência Renal acontece em agosto

29 de julho de 2020

O Departamento de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promove, no dia 5 de agosto, o 1º Encontro On-line sobre o Manejo Clínico Odontológico do Paciente com Insuficiência Renal Crônica e Pós-Transplantado Renal. A atividade faz parte do projeto de extensão “Serviço de atendimento odontológico ao doente renal crônico e pós-transplantado renal” e reunirá diversos professores especialistas na área.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo perfil do projeto no Instagram no endereço @extensaorenaisuepb. O evento será realizado por transmissão on-line através da plataforma Google Meet. A professora Bruna Rafaela, coordenadora do evento e do projeto de extensão, destaca a relevância da iniciativa em tempos de pandemia e frisa que todos os temas a serem abordados são atuais e importantes para a formação dos futuros odontólogos.

Ela enfatiza que com o envelhecimento da população brasileira, diversas patologias sistêmicas estão em evidência, entre as quais se encontra a doença renal crônica, e relata que existe certa resistência entre os cirurgiões-dentistas generalistas em atender pacientes comprometidos sistemicamente, dificultando ainda mais seu acesso. “Essa dificuldade pode impactar especialmente nos pacientes que se encontram em avaliação pré-transplante, que apresentam o tratamento odontológico como pré-requisito para o transplante”, salienta a docente.

Dessa forma, visando promover uma ação extensionista que tenha como público-alvo acadêmicos do Curso de Odontologia e cirurgiões-dentistas que atuam na rede pública e privada de saúde, foi proposta a realização do evento on-line vinculado ao projeto de extensão. “Diante da atual circunstância em que nos encontramos, devido à pandemia da Covid-19, a coordenação do projeto vislumbra, com o evento, a ampliação do conhecimento dos participantes para melhor oferecer o atendimento odontológico aos pacientes que apresentam a doença renal crônica e transplantados renais”, ressalta Bruna.

Foram convidados para participar do evento, como palestrantes, profissionais como médico nefrologista, enfermeiro, nutricionista, cirurgião-dentista, psicólogo e assistente social. Eles abordarão temas como “Atendimento Odontológico para paciente com insuficiência renal crônica”, “Doença renal crônica no contexto da Covid-19”, “Do Diagnóstico ao Transplante: Como se dá?”, “Atuação do Psicólogo no Manejo do Paciente Dialítico e Transplantados Renal”, “Atuação do Assistente Social no Contexto da Doença Renal Crônica”, “Recomendações Nutricionais para o Paciente com Insuficiência Renal Crônica e Transplantado Renal” e “Atendimento Odontológico para o Transplantado Renal”.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no endereço https://www.instagram.com/extensaorenaisuepb/.

Texto: Severino Lopes