De 23 a 26 de setembro: 1ª Semana Nacional de História da UEPB debaterá sobre interdisciplinaridades e culturas

12 de setembro de 2019

O Departamento de História da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus de Campina Grande, realiza, de 23 a 26 de setembro, a 1ª Semana Nacional de História, que tem como tema central “História, interdisciplinaridades e culturas”. As atividades do evento serão desenvolvidas na Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, onde serão promovidos minicursos, simpósios temáticos, conferências, mesas redondas, apresentações em pôster e comunicações orais.

A abertura acontece às 19h do dia 23, no Auditório 3, com palestra dos professores Jailson Pereira da Silva e Francisco Régis Lopes Ramos, da Universidade Federal do Ceará (UFC), além de uma apresentação cultural. Conforme os organizadores, o objetivo da iniciativa é promover reflexões, diálogos e discussões sobre a contemporaneidade, tomando a interdisciplinaridade como seu eixo articulador.

Trata-se de um momento significativo para o encontro de professores, pesquisadores, estudantes de diferentes campos do saber, além de representantes de movimentos sociais e culturais e de homens e mulheres da sociedade em geral, preocupados em compreender as mudanças e permanências históricas do mundo em que vivem.

Dentro das atividades programadas, serão feitas abordagens sobre “Política da memória”, “Pós-modernidade e Educação”, “O ensino de História na perspectiva das relações étnico-raciais”, “História, religião e diversidade cultural”, “Família, poder e política”, “Educação Básica: metodologias ativas na formação inicial”, “Simbolismo das moedas”, “A atualidade de Paulo Freire”, entre outras. Outros detalhes sobre o evento podem ser obtidos pelo site https://www.even3.com.br/isnh/.

Texto: Tatiana Brandão