Universidade Estadual da Paraíba realiza 3º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos

17 de setembro de 2019

De 25 de setembro a 13 de dezembro, a Universidade Estadual da Paraíba, através da Pró-Reitoria de Cultura (Procult), realiza a terceira edição do Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos. A exemplo dos anos anteriores, o evento acontecerá nos câmpus da Instituição e também em cidades que externaram o desejo de serem contempladas com a iniciativa, garantindo a sua viabilidade.

Entre as novidades deste ano figuram palestra e exposição itinerante acerca de Jackson do Pandeiro, Feira de Cordel, em parceria com a Associação de Cordel do Vale do Paraíba (ACVPB), além de oficinas de pandeiro ministradas por docentes da UEPB e de danças populares, com o Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra. De acordo com o pró-reitor de Cultura da UEPB, professor José Cristóvão de Andrade, devido às difíceis condições financeiras enfrentadas pela Universidade, os encontros serão parte de programações já existentes nos câmpus da UEPB. A abertura, por exemplo, como de costume, se dará em Araruna, na manhã do dia 25 deste mês, mas ocorrerá inserida nas festividades pelo aniversário de instalação do Câmpus VIII.

O professor ressaltou a importância da execução do Encontro, notadamente em contraponto à desvalorização dos artistas regionais. Para Andrade, há uma crise em se tratando da identidade sociocultural e o contexto colabora para que as peculiaridades criativas locais se dissolvam e se massifiquem. Ele assinalou, ainda, o quão relevante é o trabalho desenvolvido no Encontro. “Abrange todo um mapeamento. Hoje, temos a atuação de até 300 instrumentistas da sanfona e do fole, desde crianças de sete anos até adultos de mais de 90 anos. A efetivação desse registro vem ampliando a experiência da Instituição como detentora da única escola de sanfona de oito baixos, sediada na ambiência acadêmica, revelando, preservando e multiplicando saberes adormecidos do repertório musical nordestino”, disse.

Após a abertura, em Araruna, o Encontro passará por Lagoa Seca, no dia 4 de outubro, e Monteiro, no dia 25 do mesmo mês. As próximas datas estão sendo definidas, tendo em vista as especificidades dos cronogramas de eventos próprios a cada Câmpus da UEPB. Os objetivos do Encontro residem em propagar, diagnosticar e aliar a música da sanfona e do fole de oito baixos aos eventos culturais em toda região da Paraíba, traçando sistematicamente o perfil dos sanfoneiros e tocadores de fole, bem como fazer parcerias com o intento de enaltecer o talento desses artistas. A ação deve congregar diretores de Centro da UEPB, secretários de educação e cultura das prefeituras locais e também do Governo do Estado.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3315-3446.

Texto: Oziella Inocêncio