Universidade Estadual da Paraíba promove evento para celebrar os 100 anos de nascimento de Celso Furtado

Universidade Estadual da Paraíba promove evento para celebrar os 100 anos de nascimento de Celso Furtado
21 de julho de 2020

O lançamento oficial da trilogia “Celso Furtado: A esperança militante”, publicada pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) e a Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), será uma grande celebração dos 100 anos de nascimento de Celso Furtado, no próximo dia 26 de julho, às 15h, dia em que o economista paraibano comemoraria 100 anos de vida.

A atividade reunirá diferentes instituições para celebrar Furtado e sua contribuição para o pensamento econômico brasileiro. São parceiros do evento promovido pela UEPB, a EPC, o Centro Internacional Celso Furtado, a Associação Brasileira de Economistas pela Democracia, a Fundação Perseu Abramo e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

A programação comemorativa conta com palestras, apresentações culturais e lançamentos de livros, entre eles “Desafios”, volume que completa a trilogia “Celso Furtado a esperança militante”, e o lançamento da edição especial da revista Cadernos de Desenvolvimento, do Centro Celso Furtado, dedicada ao centenário do economista. Entre os convidados estão o reitor da UEPB, Rangel Junior; o governador da Paraíba, João Azevedo; Rosa Freire d’Aguiar, viúva de Celso; além dos economistas Tânia Bacelar e Mariano de Matos Macedo, que debaterão os desafios do planejamento regional e urbano. O evento será transmitido pelo Canal Rede UEPB.

“Desafios”

O último volume da trilogia foi produzido com a colaboração de pesquisadores que, inspirados em Furtado, atuam na área do desenvolvimento regional – um dos principais temas da obra do economista paraibano. “Estão contemplados, nesse conjunto, pesquisadores de todas as regiões do País que têm como linha comum de ação o desenvolvimento regional, em temáticas que vão da clássica industrialização, passando por questões relacionadas ao planejamento, desenvolvimento e subdesenvolvimento, até temas como educação, comunicação e cultura”, informa Cidoval Morais, um dos organizadores da trilogia “Celso Furtado: A esperança militante”.

Entre os autores deste terceiro volume estão os pesquisadores Rainer Randolph, Carlos Brandão, Ângela Cristina Trevisan, Marcos Antônio Mattedi, entre outros. O e-book é uma publicação de acesso aberto e estará disponível no site da EDUEPB.

Cadernos do Desenvolvimento

O 26º volume da Revista Cadernos do Desenvolvimento foi dedicado ao centenário de Furtado. A edição traz 15 artigos de grande importância, selecionados por chamada pública, e uma entrevista com Rosa Freire d’Aguiar sobre o seu trabalho de resgate da memória de Celso com seus livros, arquivos e biblioteca.

O exemplar conta também com texto de abertura escrito por Roberto Saturnino Braga; texto de Pierre Salama, da Universidade Sorbonne; e uma resenha do livro “Diários Intermitentes de Celso Furtado”, escrita por Fábio Guedes Gomes, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A editoria é de Carmem Feijó, da Universidade Federal Fluminense (UFF). A revista é uma publicação semestral, do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento e pode ser acessada no endereço eletrônico http://www.cadernosdodesenvolvimento.org.br/.