Universidade Estadual da Paraíba e EPC estudam possibilidade de estender parceria entre as instituições

7 de janeiro de 2021

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), parcerias em publicações impressas e digitais envolvendo a Editora da UEPB e a Gráfica do Jornal A União, devem ampliar em 2021 seus vínculos. Em uma reunião realizada na manhã desta quinta-feira (7), no Gabinete da Reitoria da Universidade, a reitora da UEPB, professora Célia Regina Diniz, recebeu a presidente da EPC, Nana Garcez, para discutir a possibilidade de ampliar a parceria já existente entre as duas instituições.

De acordo com a reitora, professora Célia Regina, este primeiro encontro serviu para dar início a um estudo sobre como o trabalho envolvendo a UEPB e a EPC pode ser ampliado. Segundo ela, essa aproximação fortalece o vínculo das duas instituições que passarão a oferecer, além da publicação de livros, também atividades voltadas à pesquisa, extensão e estágio supervisionado. “Já existe um trabalho consolidado entre a EDUEPB e EPC, mas agora nós vamos estudar a ampliação dessa parceria para envolver a Coordenadoria de Comunicação, Departamentos e Cursos que também possam ganham com essa parceria”, explicou.

Nana Garcez, presidente da EPC e diretora da Gráfica do Jornal A União, destacou a grande possibilidade dessa parceria com a UEPB ser ampliada, uma vez que como a Universidade possui uma grande produção de conteúdo próprio, a EPC pode ganhar recebendo parte de material, além de oferecer campo para atuação profissional na formação de vários estudantes. “Nós temos profissionais da Comunicação em Campina Grande, mas, com certeza, ganharemos em muito com a divulgação do cotidiano e das pesquisas que são desenvolvidas na UEPB”, destacou Nana.

A UEPB, através da Coordenadoria de Comunicação (CODECOM), fará um estudo para preparação de edital com chamamento interno voltado para estágio supervisionado nas empresas de comunicação pertencentes à EPC. Também participaram da reunião o diretor da EDUEPB, professor Cidoval Morais; o coordenador de Comunicação da UEPB, o jornalista Hipólito Lucena; e William Costa, diretor de Mídia Impressa da EPC.

UEPB e EPC publicaram em 2020 os três volumes do livro “Celso Furtado: a esperança militante”. Sucesso de divulgação, alcance e repercussão, a obra está disponível na plataforma de e-books da Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB). A trilogia, organizada pelos professores Cidoval Morais, Luciano Albino e Ivo Theis, é a maior e mais robusta obra já publicada sobre o economista paraibano.

Texto e fotos: Givaldo Cavalcanti