Universidade Estadual cria perfil no Instagram para ampliar comunicação com usuários nas redes sociais

20 de julho de 2018

Site, e-mail, página em Facebook, perfil no Twitter, TV Web, Rádio Web. São variadas as plataformas de contato da comunidade acadêmica e da sociedade em geral com os canais de Comunicação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). E, agora, os usuários passam a contar com mais um perfil em rede social para se comunicar com a Instituição e acompanhar as ações da Universidade. Trata-se do perfil oficial da UEPB no Instagram, recentemente criado com a identificação @uepboficial.

Na plataforma de imagens, as postagens se diferenciam das que são publicadas no Facebook e Twitter oficiais da Instituição, perfis nos quais são replicadas automaticamente as notícias veiculadas no site www.uepb.edu.br. No perfil @uepboficial do Instagram, os posts envolvem mensagens mais diretas, através de ilustrações com fotografias e vídeos, divulgando informes e campanhas de interesse da comunidade universitária e da sociedade em geral.

Assim como os demais perfis oficiais da UEPB em redes sociais, através do @uepboficial os usuários também poderão interagir curtindo e comentando os posts, bem como tirar dúvidas e dar sugestões por meio das mensagens inbox. Apesar de recém-criado, o perfil da Universidade Estadual da Paraíba no Instagram já conta com mais de mil seguidores e uma participação ativa dos usuários nas postagens já realizadas.

Facebook e Twitter

Nas redes sociais são quase 50 mil curtidas na página do Facebook (https://www.facebook.com/UEPBOficial/) – considerada 4,3 estrelas conforme avaliações dos usuários – e mais de 12 mil seguidores no Twitter (https://twitter.com/uepbonline), apenas na modalidade orgânica, ou seja, sem promoção paga dos perfis ou publicações. Nelas, os usuários acompanham as notícias veiculadas no site, com possibilidade de compartilhamento, curtidas, comentários e retweetes, além de conteúdos em vídeo e imagens, bem como utilizam os canais para esclarecimento de dúvidas e pedidos de informações, por meio das mensagens inbox, com feedback imediato.

Diariamente, dezenas de usuários entram em contato com a UEPB por meio desses canais, gerenciados pela Coordenadoria de Comunicação. Os pedidos de informação e questionamentos têm um tempo de resposta de, no máximo, 10 minutos, dentro do horário de funcionamento da Instituição, de segunda a sexta-feira. As demandas são resolvidas com prontidão e os casos mais específicos são encaminhados aos setores responsáveis para o devido atendimento.

Canal Rede UEPB

Além desses perfis em mídias sociais, a UEPB conta com o Canal Rede UEPB no Youtube (https://www.youtube.com/RedeUEPB), através do qual são feitas transmissões ao vivo de eventos, reuniões dos conselhos superiores da Universidade e das apresentações da prestação de contas, bem como veiculadas diariamente reportagens em formato audiovisual. O canal conta com playlists diversificadas e uma grade de programas que já se transformaram em referência, como o Luar, o 31 Minutos, Poemus, Sextas Musicais, entre outros.

A produção da TV UEPB, disponibilizada no canal Rede UEPB, é acompanhada por quase cinco mil usuários inscritos no perfil. Nas transmissões ao vivo, os internautas também podem interagir com comentários e questionamentos instantaneamente, promovendo dinamismo às transmissões. Esse recurso também é utilizado nas transmissões das apresentações da prestação de contas realizadas pela Administração Central da UEPB, através do qual o usuário envia seus questionamentos e tem suas dúvidas esclarecidas imediatamente, sem a necessidade de estar in loco onde se realiza a apresentação dos dados.

Outros meios de contato com a Coordenadoria de Comunicação da UEPB são o email imprensauepb@gmail.com e os telefones (83) 3315-3438 / 3315-3439 / 3315-3489, através dos quais todas as pessoas podem enviar mensagens ou ligar para obter a informação que precisa.

Texto: Tatiana Brandão