UEPB recepciona novos técnicos administrativos com Workshop de Boas Vindas organizado pela PROGEP

15 de abril de 2019

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), realizou nesta segunda-feira (15), no Auditório da Biblioteca Central, Câmpus de Campina Grande, um Workshop de Boas Vindas voltado aos servidores técnicos administrativos aprovados no último concurso e recém-empossados. Durante a atividade, os servidores receberam informações sobre a Instituição e orientações sobre procedimentos relacionados à vida funcional.

Ao lado de sua equipe, a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Célia Regina Diniz, recepcionou os cerca de 78 participantes, na maioria auxiliares administrativos que ingressaram nos meses de novembro 2018 e fevereiro de 2019. “Este workshop é realizado para acolher o servidor da UEPB e fornecer uma exposição completa sobre o funcionamento da Instituição, como sistemas, tramitações, progressões, capacitações e tudo o mais sobre a vida funcional do servidor”, explicou.

Dando as boas vindas aos servidores, o reitor Rangel Junior relembrou sua própria história e fez um paralelo de sua vida acadêmica e profissional com a trajetória da UEPB. Segundo ele, dois terços de sua vida transcorreram na Universidade, desde quando era estudante do Curso de Psicologia, em Campina Grande, passando a ser professor, depois pró-reitor, até ser eleito reitor da Instituição. Rangel também destacou a importância do servidor público como um profissional ao qual é atribuída a função de servir a sociedade e realizar o melhor serviço possível, sendo necessário compromisso e ética na função, contribuindo para o bem geral da comunidade.

Após a recepção inicial, foi exibido um vídeo institucional e composta uma mesa redonda com os servidores da PROGEP Ubiramar Pita (administrador), Josenildo Lima (assistente administrativo), Ana Paula Lima (psicóloga organizacional), Flávia Karine (assistente técnica) e Francisco Rodrigues (administrador), os quais explicaram as principais atividades do setor, como definições sobre cargos, funções, classes, referência, progressão e promoção funcional, capacitação, percentuais por qualificação, além de regimes de trabalho, critérios de remuneração, Planos de Cargos, Carreiras e Remunerações.

Também foi esclarecido o funcionamento das ferramentas e dos sistemas mais utilizados na Instituição, como o site, Sistema Administrativo (SisAdmin), Consulta Processual, Sistema de Avaliação do Técnico Administrativo (SAT) e Sistema de Recursos Humanos (e-RH). No período da tarde, foram apresentados os setores de Saúde do Trabalhador, Documentos Oficiais, Folha de Pagamentos e Acompanhamento Funcional, que trouxeram especificidades sobre cada um dos serviços oferecidos. As atividades foram encerradas com um lanche, sorteio de brindes e apresentação musical.

Compromisso com a Instituição

Alguns dos novos servidores empossados e que participaram do workshop nesta segunda-feira se destacam pelo interesse e comprometimento com a política institucional, prestando tarefas que vão além da execução de suas funções. Mesmo com pouco tempo de efetivo exercício no funcionalismo público, eles se candidataram a cargos no Conselho Universitário (Consuni), Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e Comissão Permanente de Pessoal Técnico-Administrativo (CPPTA).

Fabiana Araújo, que hoje atua como secretária na coordenação do Curso de Filosofia, é um exemplo disso. Eleita recentemente como conselheira do Consuni, ela contabiliza apenas cinco meses como servidora empossada, mas alguns anos de história na UEPB. “Sou formada em Letras aqui e tenho grande carinho e admiração pela Instituição. Como estudante, já tive oportunidade de apresentar trabalhos fora do Estado com a ajuda de custo da Universidade, fui bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), até que surgiu o concurso e fiquei muito feliz em ser aprovada e voltar para a UEPB”, afirmou, acrescentando que considera interessante ter novos técnicos administrativos nos conselhos para acompanhar os processos de interesse de todos os servidores.

Outro exemplo é a servidora Aluska Tatiane Cabral, que já acumulou experiência na UEPB como funcionária contratada, até que passou no concurso e foi empossada recentemente. “Sempre tive o pensamento de me tornar efetiva, me sentir mais segura e fazendo mais parte da Instituição. A primeira oportunidade apareceu em 2012, mas não fui aprovada. Só agora, neste último concurso, é que pude me dedicar mais e obtive êxito”, comemora. Conhecedora das questões técnicas da UEPB, Aluska se candidatou e foi eleita como conselheira no Consepe, desempenhando a função em um momento que se sente “mais à vontade de integrar e agir em prol da comunidade acadêmica”.

Ambas consideraram importante a realização do workshop para recepcionar os novos servidores, como um momento propício para se tirar dúvidas e poder interagir com funcionários, pró-reitores e o próprio reitor.

Texto e fotos: Giuliana Rodrigues