UEPB receberá representantes de instituições europeias e latino-americanas integrantes do Solidaris

21 de fevereiro de 2020

Representantes de 11 instituições europeias e latino-americanas visitarão a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), nos dias 12 e 13 de março, como parte das atividades do projeto “Universidades inclusivas: competências-chave da comunidade universitária para o desenvolvimento de uma cidadania ativa” (Universidades inclusivas: Competencias clave de la comunidad universitaria para desarrollo de uma ciudadania activa) – Solidaris, vinculado ao Programa Erasmus+, coordenado pela Universidade de Sevilla, da Espanha.

Eles vêm participar da atividade “Expansão da rede Solidaris na UEPB: novos horizontes de inclusão e de internacionalização na Educação Superior”. No primeiro dia, a comitiva com cerca de 30 pessoas participará de uma atividade no Auditório da Justiça Federal, no bairro da Liberdade. Além das instituições envolvidas no projeto, a Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRI) da UEPB convidou representantes da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) para participação no evento. Essas instituições vão apresentar e discutir as potencialidades acadêmicas da Paraíba no processo de internacionalização.

Uma das ações será a conferência “Tecnologías de la información en apoyo a la inclusión”, a ser ministrada pelo professor Cláudio Lucena, coordenador de Relações Internacionais da UEPB. Na oportunidade, o coordenador do projeto Solidaris na UEPB, Christiano Cordeiro Soares, fará a apresentação detalhada do projeto. Ainda no dia 12, acontecerá a mesa redonda “Estratégias de internacionalización en Instituciones de Educación Superior: Perspectivas nacionales e Internacionales”, com representantes do INCOMA (agência de fomento internacional) UFPB, UFCG e IFPB.

No dia 13, a comitiva conhecerá as dependências da UEPB, com visitas às Clínicas Escolas de Fisioterapia, Enfermagem, Odontologia, Psicologia, ao Departamento de Biologia, ao Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (NUTES) e à Central de Integração Acadêmica, entre outros espaços da Instituição. A visita será encerrada à noite, no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP).

Segundo o professor Cláudio Lucena, a delegação estrangeira envolvida no projeto virá ao Brasil, mais especificamente, para conhecer a realidade da UEPB e ampliar a rede de ações internacionais da Instituição. Ele ressalta que a visita será de grande relevância para o projeto, para a UEPB, bem como para a comunidade paraibana, sendo uma possibilidade de fortalecer a Instituição no circuito da internacionalização acadêmica.

Mais informações sobre o Projeto Solidaris podem ser conferidas no endereço http://proyectosolidaris.org/pt/.

Texto: Severino Lopes