UEPB recebe Voto de Congratulações da Câmara Municipal de Diadema (SP) por realização do curso “O Golpe de 2016”

13 de Abril de 2018

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi homenageada pela Câmara Municipal de Diadema (SP), em sessão realizada no último dia 15 de março, quando a casa parlamentar paulista aprovou um Voto de Congratulações às instituições brasileiras que promoveram curso com temática voltada sobre o “Golpe de 2016”. O requerimento foi de autoria do vereador Josa Queiroz e aprovado pelo plenário em sessão ordinária.

O curso de extensão “O golpe de 2016 e o futuro da Democracia no Brasil” teve início na UEPB no mês de março, nos câmpus de Campina Grande, Guarabira e Patos. De acordo com o requerimento Nº 35/18, a tentativa de censura por parte do então ministro da Educação, Mendonça Filho, contra as universidades estimuladas a discutir o tema, bem como a valorização da autonomia universitária em propor conteúdos em seus órgãos colegiados, motivam a referência à Universidade Estadual da Paraíba e às demais universidades que promoveram o curso.

Além disso, consta no requerimento, “a Constituição Federal de 1988 diz que o ensino no país será ministrado com liberdade de condições de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber”, cabendo à Universidade “decidir sobre criação, expansão, modificação e extinção de cursos e elaboração da programação de cursos”.

O requerimento ainda aponta a justificativa indicando que “a propositura apresentada tem o objetivo de congratular os idealizadores e professores do curso de extensão, bem como ressaltar a importância da autonomia das instituições, por esta luta contra um governo autoritário e pelo respeito à universidade pública”. Além do vereador Josa Queiroz, autor da proposta, também assinaram o requerimento os vereadores Orlando Vitoriano e Ronaldo Lacerda.

Confira, na íntegra, o requerimento aprovado clicando AQUI.

Texto: Givaldo Cavalcanti