UEPB recebe mais de 29 mil inscrições no SiSU 2019.2 e curso de Psicologia registra maior número de inscritos

11 de junho de 2019

Mais de 29 mil inscrições foram registradas para a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019.2, conforme dados da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). Ao todo, foram 29.576 inscrições de 15.299 candidatos que, em 48% dos casos, se inscreveram em cursos da Universidade como primeira e segunda opção.

A Instituição recebeu inscrições de candidatos de todos os estados do país, além do Distrito Federal (DF), mas a maior concentração de inscritos é da Paraíba, com 11.928 candidatos concorrendo às vagas da UEPB, o que comprova que a mobilidade mantém maior concentração de estudantes do Estado da Paraíba e da Região Nordeste. O segundo maior número de inscritos é do Estado de Pernambuco, com 4.662 candidatos, seguido do Rio Grande do Norte, com 1.899 candidatos inscritos.

O curso com maior número de inscritos foi Psicologia – Câmpus de Campina Grande, com 1.640 candidatos; seguido de Direito Matutino – Câmpus de Guarabira, com 1.613 inscritos; e Odontologia – Câmpus de Araruna, com 1.410 candidatos. O pró-reitor de Graduação da UEPB, professor Eli Brandão, explica que o maior número de inscritos por curso não significa, necessariamente, maior concorrência. Segundo ele, a média de corte dos cursos influencia no número de inscritos e, além disso, deve-se levar em consideração a relação entre número de candidatos x número de vagas ofertadas.

Nesse sentido, em números absolutos, o curso mais concorrido no cálculo de candidatos dividido pelo número de vagas ofertadas, é Psicologia – Câmpus de Campina Grande, com 41 candidatos por vaga; seguido de Odontologia – Câmpus de Araruna, com 35 candidatos por vaga; e Enfermagem – Câmpus de Campina Grande, com uma concorrência de 34 candidatos por vaga.

Segundo os dados da PROGRAD, 64,1% dos inscritos estão na modalidade de ampla concorrência e 35,9% nas ações afirmativas (cota para alunos oriundos da rede pública de ensino). Ao todo, a Instituição está ofertando 2.805 vagas para ingresso no período letivo 2019/2. Do total de vagas, 50% das vagas dos cursos de Bacharelado são destinadas a estudantes oriundos da rede pública de ensino.

A matrícula dos candidatos selecionados nesta Chamada Regular será realizada entre os dias 12 e 17 de junho, em dias úteis, no horário das 8h às 12h, na coordenação do curso para o qual o candidato foi selecionado. Para a efetivação da matrícula, os convocados devem entregar cópias dos seguintes documentos (podendo optar por trazer os documentos autenticados ou os originais para que o servidor possa atestar a autenticidade): certificado de conclusão do Ensino Médio e Histórico Escolar; RG e CPF; prova de quitação com o Serviço Militar (no caso de candidatos do sexo masculino); Registro de Nascimento ou Certidão de Casamento; prova de quitação com o TRE, para maiores de 18 anos; e uma fotografia 3×4 recente.

Somente será permitida a matrícula aos estudantes que apresentarem todos os documentos exigidos no Edital, não sendo permitida a complementação de documentos posteriormente. Conforme o cronograma do MEC, até o dia 17 de junho, os candidatos que não foram contemplados na chamada regular devem fazer a declaração de interesse em participação da lista de espera, que terá sua publicação realizada no dia 19 de junho. A UEPB fará a primeira chamada da lista de espera no dia 27 do mesmo mês. Ao todo, serão oito chamadas da lista de espera para preenchimento das vagas.

As aulas do período letivo 2019.2 na Universidade Estadual da Paraíba serão iniciadas no dia 6 de agosto, conforme Calendário Acadêmico do referido semestre, aprovado em reunião do Consepe. Outras informações podem ser obtidas através dos telefones (83) 3315-3350 e 3315-3434.

Texto: Tatiana Brandão