UEPB realiza Campeonato de Aviões de Papel para desenvolver conhecimento científico através de atividades lúdicas

1 de julho de 2019

O desenvolvimento do pensamento lógico-científico para que o aluno possa adquirir competências necessárias à sua formação como cidadão crítico, através do ensino lúdico, é um instrumento importante inserido no processo educacional. Pensando nisso, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria Estudantil (PROEST) e da Coordenadoria de Esporte e Lazer (COEL), realiza, no dia 19 de outubro, o 1º Campeonato de Aviões de Papel da Paraíba.

A atividade propõe incentivar estudantes de escolas públicas e particulares de Campina Grande e região a se envolverem na proposta de um trabalho prático experimental, com a educação em ciência.

A competição faz parte do projeto de extensão “Dando asas à Educação”, que tem como objetivo reunir docentes e discentes dos cursos de Licenciatura em Educação Física, Matemática e Física da UEPB, que contribuirão nas instruções científicas da construção e desenvolvimento do projeto nas escolas participantes, por meio de oficinas. O campeonato será realizado no Ginásio de Esportes do Departamento de Educação Física (DEF) da UEPB.

Conforme professor Eugênio Eloi, coordenador de Esportes e Lazer da UEPB, a ideia da iniciativa é aprender com brincadeiras simples. “É possível, para os alunos, observarem o avião no ar e tentar descrever esse objeto, como ele é, como é seu voo, se ele fica pouco ou muito tempo no ar, se cai rápido ou lentamente. Com base nessas observações, os professores conseguem transmitir conceitos de aerodinâmica de forma muito prática, explicando questões de física sobre a resistência do ar e levando esses alunos a refletirem sobre o que é preciso fazer para que seu avião de papel voe por mais tempo. Conceitos como resistência, sustentação e aerodinâmica são o primeiro passo para que o aluno desenvolva até mesmo um protótipo de avião mais elaborado”, explica.

O 1º Campeonato de Aviões de Papel da UEPB é inspirado no Campeonato Mundial de Aviões de Papel que tem a chancela da Paper Aircraft Association (PAA) e é disputado na arena Hangar – 7, na cidade de Salzburgo, na Áustria.

Como funciona a disputa?

As provas serão realizadas em um local fechado e sem corrente de ar, nas modalidades “Distância” (aviões de papel tipo dardo) e “Duração de voo” (aviões de papel tipo planadores). Em cada modalidade as equipes terão, obrigatoriamente, que efetuar lançamentos com os dois modelos. Cada participante fará três lançamentos, sem possibilidade de repetição para os lançamentos invalidados. Uma fita métrica padronizada, com dispositivo a laser e um cronômetro, medirão os resultados. O papel será fornecido pela organização do torneio, seguindo o formato padrão (A4) e os aviões devem ser inteiramente construídos no local.

Cada categoria competitiva estará organizada em dois escalões etários: sub-9 (alunos com idade entre 6 e 9 anos) e sub-13 (alunos com idade entre 10 e 13 anos). Todas as equipes têm que ser acompanhadas por um professor da sua escola, podendo cada professor ter várias equipes sob sua responsabilidade. As disputas envolverão as provas de distância e de duração de voo. Para ter acesso ao regulamento da competição e todas as informações da disputa, clique AQUI.

Texto: Givaldo Cavalcanti