UEPB participa de planejamento do 1º Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Educação Superior da PB

6 de agosto de 2020

Nesta sexta-feira (7), será planejado o 1º Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Educação Superior da Paraíba (Forcult-PB). Para isso, haverá uma reunião virtual, das 9h30 às 11h30, na plataforma do Google Meet, e dela participará a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio de sua Pró-Reitoria de Cultura (Procult). Conforme a comissão organizadora, a ocasião é aberta a todos os gestores da área, além de servidores de setores culturais, pesquisadores, extensionistas do campo da cultura, estudantes e demais pessoas interessadas no âmbito de sua instituição.

A Procult UEPB, o Observatório de Políticas Culturais (ObservaCult/Universidade Federal da Paraíba – UFPB – CNPq) e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do Instituto Federal da Paraíba (Diretoria de Cultura – DCULT– IFPB) são os responsáveis pela iniciativa. A sala que hospeda a reunião pode ser acessada clicando AQUI. Também foi criado um grupo na rede social Whatsapp, especialmente para discutir o Forcult-PB. Quem quiser ingressar poderá acessar o link clicando AQUI.

Estava previsto para ocorrer, no primeiro semestre de 2020, o “1º Seminário de Gestão e Políticas Culturais das IES da Paraíba”. Contudo, a atividade foi cancelada, em função da pandemia da Covid-19. Propôs-se, então, a execução do Forcult-PB, de modo virtual, entre os dias 8, 9 e 10 de setembro. Já o evento de caráter nacional, denominado 4° Forcult, será feito também virtualmente, nos dias 21 e 22 de setembro.

Para a comissão organizadora, a realização, de maneira remota, do 1° Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Educação Superior da Paraíba, ainda que represente uma perda pela impossibilidade do encontro presencial, permite outros caminhos de articulação. O evento permanece buscando aproximar, trocar experiências, estabelecer práticas conjuntas, congregar e concatenar setores e agentes culturais. Como não poderia ser diferente, um dos destaques abordados pela iniciativa serão os desafios impostos pelo grave contexto sanitário global, aos segmentos culturais e acadêmicos.

Uma construção

Nacionalmente, as Instituições de Educação Superior Brasileiras (IES) organizam-se, nesse sentido, desde 2017. Já na Paraíba, as ações para um fórum estadual começaram em 2018, com o ObservaCult e a Diretoria de Cultura do IFPB. No ano passado, a atividade se tornou mais concreta a partir de diversos diálogos com membros da Procult/UEPB, e, posteriormente, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), tanto da Pró-Reitoria de Extensão, quanto do Núcleo de Extensão Cultural (NEC-UFCG) do Campus de Cajazeiras, e da Coordenação de Extensão Cultural (Coex), oriunda da Pró-Reitoria de Extensão da UFPB.

Em 2019, houve a mesa redonda “Políticas culturais para as universidades”, sediada no Campus I da UEPB, e da Procult participaram o pró-reitor, professor José Cristóvão de Andrade, como um dos integrantes do debate, e o servidor Igor Carvalho, que é produtor cultural e pesquisador do ObservaCult, como mediador. O evento contou com nomes representativos das entidades envolvidas e aconteceu graças ao projeto de extensão “Circuito de Debates ObservaCult: Diálogos, Cultura e Sociedade”, financiado pela UFPB.

Texto: Oziella Inocêncio (Com Ascom/IFPB)