UEPB lança edital para apoio a projetos de pesquisa nas áreas de Biotecnologia e Desenvolvimento Humano

5 de dezembro de 2017

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), divulgou o edital PROPESQ 2017 para financiamento de projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação nas áreas de Biotecnologia e Desenvolvimento Humano. Ao todo, serão investidos recursos na ordem de R$ 400 mil para propostas com capacidade de contribuir para o aperfeiçoamento da qualidade do ensino e das atividades de pesquisa nos cursos de graduação e programas de pós-graduação da Instituição.

As inscrições de projetos serão realizadas até o próximo dia 22 de dezembro, com resultado programado para divulgação no dia 26 de janeiro de 2018 e a assinatura dos contratos até o dia 5 de março de 2018. Para serem submetidas à seleção, as propostas devem ser enviadas, exclusivamente, em arquivo PDF, através do preenchimento de formulário no sistema eletrônico E-Propesq, disponível na página sistemas.uepb.edu.br/epropesq/, e devem ser transmitidas impreterivelmente até às 23h59 (horário local) da data limite de submissão. O proponente receberá, após o envio, um comprovante eletrônico (protocolo) da transmissão.

De acordo com o reitor da UEPB, professor Rangel Junior, essa linha de política de investimentos na pós-graduação coloca os projetos aprovados em vinculação direta com os três eixos de integração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Paraíba 2040. Ele ainda destacou que os recursos já estão garantidos para aplicação e que a partir do próximo ano será desenvolvida uma série de investimentos para qualificar ainda mais as atividades voltadas à pesquisa.

“Essa liberação de recursos faz parte de um grande projeto vinculado à política de pós-graduação, que tem fundamento nos seguintes aspectos: apoio à pesquisa e na publicação de artigos científicos em revistas que tenham qualis, para melhorar o desempenho da Universidade nas avaliações periódicas; no apoio à tradução de artigos para a língua inglesa, para que possam ser publicados em revistas internacionais; e por último no apoio direto à atividade de pesquisa. Além disso, a partir de 2018 nossa política de internacionalização será mais forte, já que no mês de fevereiro lançaremos um grande projeto para internacionalizar a pesquisa com apoio aos estudantes bolsistas para a realização de mestrado sanduíche no exterior”, projetou o reitor.

Outros esclarecimentos e informações adicionais podem ser obtidos na Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, das 7h às 17h, através dos telefones (83) 3315-3362 ou pelo e-mail prpgp@uepb.edu.br. Confira o edital clicando AQUI.

Texto: Givaldo Cavalcanti