UEPB e Secretaria Estadual de Esportes encaminham parceria para abertura de novas escolinhas esportivas

13 de Janeiro de 2017

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer confirmaram a intenção de formalizar um termo de cooperação para a abertura de novas escolinhas esportivas nas instalações do Departamento de Educação Física (DEF) da Instituição, em Campina Grande. A proposta foi debatida em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (12) entre o reitor da UEPB, professor Rangel Junior, e o secretário estadual de Esportes, Bruno Roberto, no Gabinete da Reitoria, em Bodocongó.

A proposta apresentada pelo secretário direciona para que os dias e horários livres de atividades das escolinhas já existentes no DEF, tanto no ginásio como também em outras dependências do Departamento, possam ser utilizados para práticas esportivas a partir da instalação de escolinhas de modalidades olímpicas promovidas pela Secretaria. Essa medida não inviabilizaria a continuidade das turmas das Escolinhas do DEF que são ofertadas para crianças de comunidades carentes ao longo de todo o ano.

“Nossa proposta é ampliar a prática esportiva para crianças e jovens, com o preenchimento dos horários vagos do ginásio, salas de prática esportiva e piscina, por exemplo. Nesse primeiro momento solicitamos para que a coordenação do curso de Educação Física faça esse levantamento, para que vejamos o que é possível ser feito. Se nesse primeiro momento conseguirmos abrir de três a cinco turmas de modalidades olímpicas já vai ser algo muito positivo”, disse Bruno Roberto.

O reitor Rangel Junior sinalizou positivamente para a confirmação da parceria, uma vez que, segundo ele, a UEPB sempre teve uma vocação para se integrar a novos projetos, princialmente aqueles que envolvem atuação direta na sociedade. Ele ressaltou ainda que com a ampliação da prática esportiva na Universidade o processo de formação de atletas será ampliado e que, além da possibilidade de descoberta de novos valores, mais crianças e jovens poderão ser beneficiadas com o serviço.

“Nós colocamos a UEPB inteiramente à disposição para ampliarmos esse trabalho com crianças e jovens que encontram no esporte um algo mais para sua formação como cidadão. A UEPB tem esse dever por agir diretamente na melhoria da vida dos paraibanos, principalmente com a confirmação de convênios como esse. Vamos levantar toda a estrutura que temos para que muito em breve tudo isso que estamos discutindo possa ser colocado em prática”, afirmou o reitor.

O secretário confirmou que, após receber o levantamento dos locais e horários para a instalação das escolinhas esportivas ofertadas pela Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, será providenciada a aquisição dos equipamentos necessários para que as modalidades sejam praticadas. Também participaram da reunião o vice-reitor da UEPB, professor Flávio Romero; a pró-reitora Estudantil, professora Núbia Martins; o coordenador de Esporte e Lazer da Instituição, professor Eugênio Moura; além dos professores do Departamento de Educação Física, Coty Wanderley e Dóris Nóbrega.
Texto e fotos: Givaldo Cavalcanti