UEPB e Sebrae-PB definem ações para incentivar empreendedorismo em áreas diversas na Paraíba

7 de agosto de 2019

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae-PB) atuarão em conjunto para o desenvolvimento de uma série de ações voltadas a fomentar o empreendedorismo no Estado. Uma reunião entre o reitor Rangel Junior e o diretor técnico do Sebrae, Luiz Alberto Amorim, na tarde desta terça-feira (6), no Gabinete da Reitoria, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, serviu para definir alguns encaminhamentos para esta parceria.

Inicialmente, as instituições promoverão em conjunto, no mês de setembro, um evento com a participação de empresas juniores e demais interessados em empreender. Este evento contará com a participação das empresas juniores de todos os câmpus da Universidade Estadual e o Sebrae deve atuar com oficinas de orientação e organização de empresas.

Outras ações estão sendo discutidas, a exemplo da inserção da disciplina de empreendedorismo na grade curricular de todos os cursos da Universidade Estadual da Paraíba. A ideia, segundo o reitor Rangel Junior, é ampliar o potencial empreendedor da comunidade acadêmica da Instituição, que já possui cursos com o componente curricular “Empreendedorismo” em seus currículos e pessoas capacitadas para ministrar o assunto e trabalhar transversalmente o empreendedorismo em sala de aula.

De acordo com a professora Simone Lopes, diretora da Agência de Inovação Tecnológica (Inovatec) da UEPB, atualmente os cursos de Ciências Contábeis e Administração contam com a disciplina como obrigatória, e os cursos de Computação, Química, Química Industrial, Ciências Biológicas e Fisioterapia ofertam o componente como eletivo.

Também há uma proposta para o desenvolvimento de ações específicas da UEPB na área de empreendedorismo em cinco cidades (Campina Grande, Lagoa Seca, João Pessoa, Patos e Catolé do Rocha), a partir das experiências das empresas juniores da Universidade em cada Câmpus. O objetivo é envolver o setor produtivo local destas regiões nas ações empreendedoras. Uma nova agenda será fechada em breve para o planejamento e programação de execução de outras iniciativas.

Conforme salientou o reitor Rangel Junior, esta parceria é resultado de reunião recente na Secretaria de Planejamento do Estado, com participação da UEPB e do Sebrae-PB para fazer a ponte entre o que o Estado empreende na Educação e nas áreas técnicas, articulando ações com o pessoal dos cursos técnicos da UEPB.

Para a professora Simone Lopes, esta parceria entre UEPB e Sebrae-PB vai ampliar as atividades da Universidade e gerar ganhos efetivos futuros, proporcionando que os alunos da Instituição sejam estimulados em sua visão empreendedora nas suas formações, o que possibilita aumentar o leque de oportunidades de atuação profissional dentro da área na qual se qualificaram. Também participou da reunião o gerente da unidade do Sebrae-PB em Campina Grande, João Alberto Leite.

Texto: Tatiana Brandão
Foto: Ítalo Vilarim