UEPB e Clube do Repente promovem cantoria “de pé de parede” em live para homenagear Celso Furtado

11 de setembro de 2020

Dentro do contexto das comemorações dos 100 anos de nascimento de Celso Furtado, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria com o Clube do Repente, promove, no dia 25 de setembro, às 16h, uma Live de Repente Virtual para homenagear o paraibano ilustre.

A transmissão será feita direto do Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) e, conforme o professor Cidoval Morais, um dos organizadores, obedecerá todos os protocolos de segurança em prevenção à Covid-19. Uso de máscaras, distanciamento social e a exigência do álcool em gel, serão obrigatórios para todos os participantes.

O evento, que também conta com apoio do Projeto Cem anos de Celso Furtado, reunirá os repentistas Ivanildo Vila Nova, Raimundo Caetano e Iponax Vila Nova, para uma tarde de poesia de improviso em homenagem ao economista paraibano. A live “Celso Furtado 100 anos: repente e esperança” será transmitida pelos canais do Youtube e Facebook da RedeUEPB.

“A proposta é, por meio da cantoria, fazer uma homenagem a Celso Furtado contando um pouco de sua trajetória, pensamento, ações, a partir de outra linguagem. E a escolhida foi a cantoria”, enfatiza Cidoval Morais.

Ivanildo Vila Nova e Raimundo Caetano são os cantadores convidados para o “pé de parede virtual”, que será apresentado por Iponax Vila Nova, que ressalta o desafio do mote “CelsoFurtado, 100 anos: repentes de esperança”. “Conforme destaca professor Cidoval Morais, os cantadores têm conhecimento sobre a história de Celso Furtado, mas vão se aprofundar ainda mais para que possam fazer jus ao convite que foi feito.

As cantorias “de pé de parede”, como são chamados os eventos onde dois poetas/repentistas se apresentam entoando versos de improviso, além de ser uma manifestação cultural genuinamente nordestina, são também espaço de produção do conhecimento, produzem poesia a partir da junção da criatividade dos cantadores com o interesse e interatividade dos apologistas, como são chamados os fãs e apoiadores da cantoria.

Com as limitações impostas pela pandemia da Covid-19, essa interação precisou se adaptar à  nova realidade, no ambiente virtual. “Os cantadores continuam abrindo espaços para que o admirador da cantoria possa fazer seu pedido. Essa interação acontece, mesmo através das lives, já que as pessoas interagem, pedem um mote, uma canção, usando o youtube, o facebook”, ressalta Iponax.

Assim, a plateia virtual da live comemorativa poderá participar com mote ou pedir uma canção relacionados ao tema do evento, por meio do chat da transmissão ao vivo. “Vamos fazer essa cantoria de pé de parede de forma virtual com três objetivos importantes. Primeiro,  aprofundar as comemorações do centenário de Celso Furtado trazendo questões da obra dele que continuam vivas e importantes até hoje, como a dimensão cultural”, destaca Cidoval. Nesse sentido, nada melhor do que trazer o que o Nordeste tem de mais forte em suas raízes culturais, que são os violeiros e repentistas.

A live também tem como objetivo mostrar outras diversidades das atividades que a UEPB está realizando, como forma de homenagear o paraibano, a exemplo de webinários e cursos. Com a live, os organizadores pretendem ainda fazer uma divulgação da ciência e do experimento científico, bem com de produção acadêmica a partir de outros mecanismos, entre eles, o repente e a cantoria de viola.

Texto: Severino Lopes