UEPB e Câmara Municipal de Campina Grande firmam contrato para realização de concurso público

10 de outubro de 2018

Com a experiência e a credibilidade de quem já realizou com êxito centenas de concursos, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através Comissão Permanente de Concursos (CPCon), será a organizadora do Concurso Público para preenchimento de vagas da Câmara Municipal de Campina Grande (CMCG). No total serão ofertadas 37 vagas para os níveis fundamental e médio.

O contrato que viabilizou a parceria entre a Instituição e o Poder Legislativo campinense foi assinado na manhã desta quarta-feira (10), pelo reitor Rangel Junior e pela presidente da CMCG, vereadora Ivonete Ludgério. O ato de assinatura aconteceu no Salão Nobre da Casa Félix Araújo e também contou com a presença da presidente da CPCOn, professora Ana Alice Sobreira; do vice-presidente da CPCcon, professor Francisco Alves; além de diversos vereadores.

Conforme informado durante o ato de assinatura, o edital com todos os detalhes do certame, como número de vagas, conteúdo e data de realização das provas, será publicado no próximo dia 22 de outubro. As inscrições poderão ser realizadas no site da CPCon (https://cpcon.uepb.edu.br/). O valor da taxa será de R$ 60 para nível fundamental e R$ 80 para nível médio. A previsão é de que as provas sejam aplicadas no dia 27 de janeiro.

O reitor Rangel Junior destacou o histórico de credibilidade da Comissão Permanente de Concurso da UEPB, que realiza certames com total transparência, segurança e responsabilidade há décadas. Rangel agradeceu a presidente da CMCG pela confiança na Universidade e disse que o concurso é o instrumento mais legítimo do processo democrático para ingresso no serviço público.

Rangel considerou histórico o momento, pois há 36 anos a Câmara Municipal de Campina Grande não realizava um concurso para renovar seu quadro de servidores. “Para nós, isso se reveste de uma importância grande, porque quem defende o serviço público deve sempre ter a clareza de que o processo é o instrumento mais legítimo. Ele fortalece a estrutura pública e preserva valores da democracia e os princípios do estado de direito”, frisou.

A presidente CPCon, Ana Alice Sobreira, antecipou alguns detalhes do edital, como número de vagas, cargos e salários. As 37 vagas estão distribuídas nos cargos de agente administrativo e vigia, no nível fundamental; manutenção de computador, agente legislativo, recepcionista, técnico legislativo 1 e assessor técnico legislativo 1, no nível médio. Para os cargos de técnico legislativo 1 e assessor técnico legislativo 1 será cobrado, na prova, a produção textual. Os salários variam de R$ 954,00 a R$ 1.483,00.

Ivonete Ludgério reafirmou a confiança na UEPB e disse que desde a década de 1980 a Câmara Municipal não realiza um concurso. Ela reafirmou que desde que assumiu a presidência da CMCG, em janeiro do ano passado, se comprometeu em realizar um concurso, por considerar baixo o número de servidores efetivos. A vereadora salientou que foi justamente devido ao histórico positivo da UEPB que a CMCG quer a Comissão Permanente de Concursos como organizadora do certame. Ela disse que, após a divulgação do resultado, realizará a convocação imediata dos aprovados para posse.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Tatiana Brandão e Josenildo Costa