Técnica administrativa da UEPB participa de formação do Projeto Solidaris em Portugal

8 de novembro de 2019

Dentro das ações do projeto “Universidades inclusivas: competências-chave da comunidade universitária para o desenvolvimento de uma cidadania ativa” (Universidades inclusivas: Competencias clave de la comunidad universitaria para desarrollo de uma ciudadania activa) – Solidaris, vinculado ao Programa Erasmus+, coordenado pela Universidade de Sevilla, Espanha, a servidora técnica administrativa da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Amanda Vanuza de Arruda Barbosa, que atua no Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Instituição, participou, entre os dias 4 e 8 de novembro, de evento de capacitação na Universidade de Lisboa, em Portugal.

A formação, que reúne as universidades participantes do Projeto Solidaris, discute o papel e o desenvolvimento dos programas de mediação, mentoria e tutoria em distintos contextos educativos. Busca-se, através de uma efetiva troca de experiências, clarificar os conceitos destes três tipos de programas, discutir as problemáticas em programas já existentes e desenvolver planos estratégicos de implantação nas universidades que ainda não contam com projetos de atuação similar.

Segundo Amanda, a troca de experiências foi ímpar. “A carga de conhecimento que chegará à UEPB acerca dos programas de mediação, mentoria e tutoria será enorme. Discutimos durante toda a semana estratégias de desenvolvimento destes programas nas universidades, sempre considerando o contexto pedagógico, social e psicológico dos estudantes de cada instituição”, frisou a técnica administrativa.

A Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRI) lembra que, dentro da agenda do Projeto Solidaris, em março de 2020, toda a equipe envolvida no projeto estará no Brasil para conhecer a realidade da UEPB e ampliar a rede de ações internacionais. Ao todo, serão recepcionados representantes de 11 instituições europeias e latinoamericanas. Para saber mais acerca das ações desenvolvidas pelo projeto, clique AQUI.

Outras informações podem ser obtidas na CoRI, localizada na Rua das Baraúnas, 351, 2º andar, Sala 227 do Prédio Administrativo, Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, bem como através das redes sociais Facebook (https://www.facebook.com/cori.uepb) e Instagram (instagram.com/cori_uepb/), pelo e-mail coriuepb@gmail.com, no site http://coordenadorias.uepb.edu.br/cori/ ou pelos telefones (83) 3315-3415.