Série de atividades marca celebrações dos 13 anos de fundação do Centro de Ciências Humanas e Exatas da UEPB

27 de setembro de 2019

O Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado na cidade de Monteiro, completou, no dia 28 de agosto, seus 13 anos de fundação. E, para marcar a data, a direção do Câmpus VI preparou uma programação especial com uma série de eventos a serem realizados ao longo deste período letivo 2019/2.

Na última terça-feira (24), dentro da programação comemorativa, houve o lançamento do monumento em homenagem a Pinto do Monteiro. No mesmo dia, foi iniciada a Semana do Contador, promovida pela Coordenação do Curso de Ciências Contábeis e que conta com palestras e minicursos voltados para os alunos e profissionais da área.

Uma palestra alusiva ao Setembro Amarelo, intitulada “Sofrimento e Suicídio na vida acadêmica : apontamentos em saúde mental”, será ministrada pelo psicólog Edivan Gonçalves, no próximo dia 30 de setembro. Já nos dias 16 e 17 de outubro, haverá o Día de las Culturas Hispânicas 2019, evento em sua segunda edição, alusivo ao Día de la Hispanidad, relacionado à chegada dos espanhóis na América e que visa promover a cultura hispânica na comunidade do CCHE.

No dia 18 de outubro, haverá a apresentação do espetáculo teatral “Cara e Coroa”. Dando sequência às atividades, no mês de novembro, dias 11 e 12, será realizado o 5º Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários que, nesta edição, pretende provocar a reflexão/discussão em torno da temática “Os desafios para a produção do conhecimento em épocas de crise e imperativos de resistência”.

Trata-se de um evento dos cursos de graduação em Letras/Português e Letras/Espanhol. O evento, que vem crescendo a cada edição, abrange atualmente não só os cursos de Letras do CCHE, mas também os cursos de formação de professores ofertados pelo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Nesse sentido, o evento constitui-se em uma importante proposta de intercâmbio e diálogo acadêmico-científico para a região do Cariri Paraibano.

Encerrando as atividades comemorativas de aniversário do Câmpus VI, o Curso de Licenciatura em Matemática promoverá 3ª Semana de Licenciatura em Matemática do CCHE (SELIMA), no período de 12 a 14 de novembro. Nesta edição, o evento traz como temática o “Currículo e o Ensino de Matemática: reflexões sobre a formação de professores”. O objetivo é congregar estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da Matemática para apresentação e discussão de temas relacionados à pesquisa, extensão e experiências pedagógicas.

Colaboração de texto e fotos: Direção do CCHE